O inverno pede pratos mais quentes e, como sempre, as sopas surgem como um grande atrativo para os dias mais frios. Na busca de uma combinação mais original, o chef suíço Bertrand Gerard Bovier, do Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, ensina uma deliciosa sopa de cebola na cerveja, que acrescenta a bebida preferida dos brasileiros à tradicional receita francesa.
Apaixonado por gastronomia desde os 16 anos, o chef Bertrand acumula mais de 45 anos de experiência. À frente da cozinha do Windsor Marapendi há três, ele conta que veio ao Brasil para passar férias e daqui não saiu mais. Embora tenha aprendido receitas de grandes pratos da gastronomia mundial, foi na culinária mediterrânea que encontrou sua principal fonte de inspiração.
Confira então a receita, simples para fazer em casa e perfeita para saborear na estação mais fria do ano:
Ingredientes
- 100 g de manteiga
- 750 g de cebola branca fatiada
- 20 g de alho picado
- 3 folhas de louro
- 2 galhos de alecrim
- 2 galhos de tomilho
- 5 g de sal fino
- 2 g de pimenta branca em pó
- 1 g de noz-moscada
- 100 g de farinha de trigo
- 3 latas de cerveja preta ou clara pilsen
- 200 ml de vinho branco seco
- 3 lt de caldo de legumes
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 200 g de bacon frito fatiado em tirinhas
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola na manteiga em fogo baixo até dourar, adicione louro, alecrim, sal, pimenta e noz-moscada. Ainda em fogo baixo, acrescente a cerveja e o vinho branco. Salpicar em chuva o trigo e mexer rapidamente para não empelotar. Adicionar o caldo de legumes quente e mexer até o preparo ficar homogêneo. Cozinhar em fogo baixo, reduzindo 1/3 do líquido da panela (cuidado para não queimar o fundo). Após o cozimento, desligar o fogo e adicionar o parmesão e o bacon frito. Servir bem quente em tigela. Rende até cinco porções.
Fonte: 3 talheres – 03/08/2020