Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

O número de cervejarias no Brasil cresceu 14,4% (+174) em 2020 e chegou a um total de 1.383 estabelecimentos registrados pelo Ministério da Agricultura, segundo o Anuário da Cerveja 2020 divulgado pelo governo nesta sexta-feira.

Pela primeira vez, todos os estados do país registraram ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre.

"A expansão do mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo nos últimos dez anos, e essa tendência se manteve em 2020 mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia", diz o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do ministério, Carlos Vitor Müller.

 registro de cervejarias ano g1 abril 21

Registro de cervejarias ano a ano — Foto: Reprodução/Mapa

Os estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2020 foram Piauí, com 200% e Paraíba, com alta de 60%. O estado com mais cervejarias registradas continua sendo São Paulo, com 285 estabelecimentos, alta de 18,2% em relação a 2019.

 

Entre os municípios, o destaque ficou para Ribeirão Preto (+50%) e São Paulo (+44%). O número de municípios com cervejarias chegou a 609, com crescimento de 5% em 2020.

Em 2020, houve uma ampliação no número de pequenos municípios que possuem cervejaria. Segundo Müller, isso se deve ao atendimento a demandas locais e também porque nos grandes centros urbanos o espaço para novos estabelecimentos pode estar chegando próximo a uma saturação.

“Por isso, os novos estabelecimentos passam a se instalar em cidades menores, em regiões menos atendidas”.

Produtos

No ano passado, foram concedidos 8.459 novos registros de produtos para cerveja, o que representa uma redução de 15% em relação a 2019. É a primeira vez, desde 2008, que ocorre uma redução no número de novos registros de produto para cerveja.

A queda no número de registros de produtos em 2020 pode ser explicada por um menor volume de lançamentos de novos produtos pelas cervejarias no ano passado.

“Sabemos que muitos desses lançamentos de novos produtos foram impactados pela pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral. Com um menor número de lançamentos, se faz um menor número de registros de produtos também”, diz o coordenador.

O estado de São Paulo registrou 2.347 novos produtos em 2020. Em Santa Catarina foram registrados 1.413 produtos e Minas Gerais teve 1.233 produtos registrados no ano passado.

O número total de registros de produto para cerveja no Brasil chegou a 33.963.

 

Fonte: G1 - 30/04/2021

guia fornecedores