A cerveja escura é boa contra o colesterol elevado?

 

Um professor americano, John Folts, cardiologista da Universidade de Wisconsin, diz que a cerveja escura é melhor do que a cerveja do tipo lager para agir contra a formação de coágulos sanguíneos. Este parece ter sido o caso em suas experiências com cães. A cerveja escura foi aparentemente duas vezes mais eficaz na prevenção de coagulação das plaquetas e formação coágulo.

Como causa o pesquisador aponta para a maior presença de flavonóides na cerveja escura. Estas substâncias de origem vegetal também estão ativas na prevenção da oxidação do colesterol, que também está implicada na prevenção da aterosclerose (estreitamento das artérias).

Dito isto, temos de lembrar que as cervejas escuras têm teor muito mais elevado calorias do que as cervejas tipo pilsen ou lager, o que em si mesmo pode anular os efeitos benéficos, e que existem muitas diferenças na composição das muitas variedades de cerveja escura.

Assim, resulta que a generalização que qualquer cerveja escura é boa contra colesterol excessivo ainda não está absolutamente provado.


Fonte: Beer & Health

Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold