O efeito de cerveja sem álcool sobre o coração

Beber cerveja sem álcool pode fornecer alguns dos mesmos benefícios cardiovasculares observados com o consumo moderado de álcool em estudos anteriores, sugere uma pesquisa da Alemanha. Em um novo estudo, cerveja sem álcool teve um poderoso efeito de curto prazo em dois processos suspeitos de estarem envolvidos em doença cardíaca

"Por causa das implicações negativas do uso e abuso de álcool, o consumo de bebidas desalcoolizadas pode oferecer uma alternativa ao consumo de bebidas alcoólicas, sem perder os efeitos benéficos", disse o Dr. Steffen Bassus da Deutsche Klinik für Diagnostik em Wiesbaden.

Muitos estudos têm mostrado que o consumo moderado está associado a um risco reduzido de doença cardiovascular. Alguns pesquisadores sugeriram que os efeitos benéficos do consumo moderado de álcool não vêm apenas de álcool em si, mas de outras substâncias encontradas em bebidas alcoólicas. Vinho tinto, por exemplo, contém um composto chamado resveratrol, que acredita-se ser saudável para o coração.

Bassus e sua equipe decidiram verificar se alguns dos efeitos benéficos da cerveja originavam-se de outras substâncias além do álcool.

Os pesquisadores examinaram os efeitos de três bebidas: cerveja normal, cerveja sem álcool e álcool misturado com água. Os participantes, 12 homens saudáveis entre ​​19 e 36 anos de idade, consumiram 3 litros de uma das bebidas ao longo de três horas. Amostras de sangue foram tomadas antes, durante e após as sessões de beber.

Eventualmente, os homens consumiam todos os três tipos de bebidas em dias separados.
A cerveja sem álcool inibe a formação de trombina, um fator chave na coagulação do sangue. Os resultados aparecem na edição de maio da revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research.

Embora a produção reduzida de trombina às vezes pode ser prejudicial porque dificulta a coagulação, ele também pode ter o efeito de reduzir o risco de coágulos de sangue, disse Bassus.

Uma limitação do estudo é que ele só examinou o efeito de curto prazo de cerveja sem álcool, apontam os pesquisadores. Mais pesquisas são necessárias para verificar se a longo prazo o uso de cerveja sem álcool é vantajoso, segundo o relatório.

Fonte: BelgianShop – 03/01/2011
Traduzido e Adaptado por Matthias Rembert Reinold – Mestre Cervejeiro Diplomado