Cerveja: conheça os benefícios à saúde em relação a outras bebidas

Além de ser boa para o coração, a cerveja previne pedras nos rins e retarda o envelhecimento

Apesar de o vinho tradicionalmente ter o prestígio, hoje se proliferam em todo o mundo as degustações de cervejas. Além das variedades e sabor, veja a seguir quais são os benefícios da bebida à saúde.

A cerveja é mais nutritiva que outras bebidas alcoólicas: A Guinness alimenta como um jantar, asseguram os britânicos. Sem exageros, a verdade é que ainda que o vinho tenha a fama, a cerveja tem a mesma quantidade de antioxidantes e é mais rica em proteínas e vitamina B. Apesar de nenhuma bebida alcoólica ser saudável por si só, se uma pessoa vai beber é melhor que escolha a que tenha ferro, cálcio e fibras, entre outros nutrientes.

A cerveja é boa para o coração: beber cerveja moderadamente beneficia o órgão do homem e da mulher, de acordo com um estudo italiano. O ideal é ingerir um “pint” por dia. Segundo a pesquisa, o hábito reduz o risco de infartos e outras doenças cardíacas.

Previne pedras nos rins: quem bebe cerveja reduz em 40% o risco de desenvolver uma pedra no rim, segundo pesquisas norte-americanas. E ao contrário: tomar refrescos incrementa o risco em 23%.

Mulheres envelhecem melhor: de acordo com um estudo britânico, as mulheres que bebem moderamente cerveja sofrem menos deterioração cognitiva com o passar dos anos do que as que não tomam.

Serve como tratamento para os cabelos: até celebridades como a atriz Catherine Zeta-Jones usa cerveja nos cabelos, de acordo com a maquiadora Shalini Vahera, que afirmou usar a bebida alemã ou belga nos fios como remédio para o frizz e para nutri-los.

Trata a pele: assim como cresce a popularidade na Europa dos Beer Spas, um artigo publicado no New York Times relatou que os centros de beleza usam máscaras que misturam cerveja e queijo para tratamento da cútis.

Combina com a comida: cada vez mais em alta, os sommeliers de cerveja provam as mais variadas harmonizações de cerveja com diversos pratos. Além disso, chefs de todo o mundo experimentam receitas elaboradas com a bebida.

Fonte: Top News e Terra - 08/11/2013