O que a cerveja pode fazer pela sua saúde

Em Portugal, o consumo desta bebida aumentou pela primeira vez em sete anos

Melhorar a pele, ajudar a ter um bom cabelo todos os dias ou ainda promover a saúde do coração, são algumas das vantagens que esta bebida lhe dá – o que não é desculpa para agora desatar a beber cerveja sem moderação! Contudo, se está a pensar beber alguma bebida alcoólica, a cerveja pode ser a melhor opção. Parece que os portugueses sabem disso: em Portugal, o consumo de cerveja aumentou 0,2 % depois de ter estado sempre a descer durante sete anos.

O 'Huffington Post' aponta-lhe algumas razões para beber cerveja. Uma de vez em quando não lhe fará mal, e pode ser que ajude a sua saúde.

Se está a pensar beber uma cerveja porque não acompanhá-la com um prato de tremoços ou amendoins? Mesmo ao almoço ou jantar se quiser comer um hambúrguer ou uma bifana, fazer da cerveja a sua escolha para bebida é uma mais-valia.

1. A cerveja é mais nutritiva que outras bebidas alcoólicas

Em termos de propriedades antioxidantes, compete com o vinho. Porém, tem outras vantagens que o vinho não lhe traz. A cerveja é mais rica em proteína e vitamina B. Para além disso, também contém ferro, cálcio e é rica em fibra e fósforo.

2. A comida pode ser frita em cerveja

Qualquer peixe ou frango fica bem quando frito em cerveja. Fica a sugestão de Nick Chipman do site dudefoods.com, que aconselha a fazer uma espécie de Doritos com bacon e cerveja. Depois de fazer uma tempura de farinha e cerveja, corte em pequenos pedaços o bacon, misture-os com a tempura e depois frite. Experimente fazer pequenos triângulos com para lhe dar o aspecto de Doritos.

3. Beber cerveja pode ajudar a envelhecer melhor

Um estudo do jornal de Medicina de 'New England' diz que as mulheres que consomem pelo menos uma bebida alcoólica por dia têm um menor declínio nas suas funções coginitivas, como o pensamento ou a compreensão, à medida que vão envelhecendo, do que as mulheres que não consomem álcool.

O estudo diz que o álcool protege o cérebro uma vez que melhora a circulação do sangue. Mas apenas bebendo com moderação, se o consumo for excessivo, esta vantagem pode inverter-se e o funcionamento do seu cérebro pode piorar em vez de melhorar.

4. A cerveja faz bem ao coração

Não interessa se é um homem ou uma mulher, a cerveja faz bem a qualquer coração. Se beber um pouco mais que um copo de cerveja por dia, diminui em 31% as hipóteses de ter ataques cardíacos, ter um AVC ou sofrer de qualquer outra doença do coração.

5. Ajuda a prevenir pedras nos rins

Os homens e mulheres que bebem cerveja de forma moderada podem diminuir cerca de 41% as hipóteses de ganhar pedras nos rins. Saiba também que o consumo de refrigerantes pode aumentar em 23% o risco de as desenvolver.

6. A cerveja pode ser a solução para ter um cabelo mais bonito

Para as mulheres que querem um cabelo mais saudável e bonito a maquilhadora Shalini Vahera aconselha a usar a cerveja para ter o cabelo menos frisado e para lhe dar mais volume. Quando for lavar o seu cabelo experimente lavá-lo com cerveja para saber se é verdade ou não.

7. Passar cerveja pela pele melhora-a

Um artigo do 'New York Times' refere a popularidade dos spas de cerveja na Europa. Nestes spas as pessoas deitam-se em banheiras repletas de cerveja, devido aos seus benefícios terapêuticos. O artigo ainda aconselha a fazer uma máscara facial à base de cerveja. Com mel, whiskey, creme de queijo e, não esquecendo, a cerveja.

8. Cozinhar com cerveja torna a comida mais saborosa

Se não gosta de beber cerveja, também pode torná-la num ingrediente para adicionar aos seus cozinhados. Uma blogger chamada Jackie do site 'The Beeroness' que o diga. Jackie diz ser fascinada por criar receitas que tenham cerveja. Fazer pipocas de caramelo e cerveja é das sugestões que Jackie dá no seu site. Gostaria de arriscar?

Fonte: sabado.pt, por Sofia Martins - 10/04/2014