Um copo de cerveja fortalece a memória

 

Um até dois copos de cerveja ao dia mantém o cérebro saudável na idade. Esse é o resultado de um estudo norte-americano divulgado recentemente (*), que observou mais de 12.000 mulheres.

Uma equipe de cientistas de Boston (EUA) foi atrás da pergunta se o álcool influencia a capacidade do cérebro de mulheres mais velhas. Eles utilizaram para isso os dados do grande estudo americano "Nurses Health Study", um estudo de enfermeiras com mais de 120.000 participantes.

Os pesquisadores selecionaram as mulheres saudáveis entre 70 e 81 anos. Elas tiveram que ser submetidas a diversos testes de memória por telefone. Elas deveriam, por exemplo, enumerar animais por um minuto e se lembrar de seqüências de números. Dois anos mais tarde os testes foram repetidos e os resultados comparados entre si.


Os resultados do estudo são inequívocos: mulheres, que bebem regularmente um pouco de álcool, fazem com isso também bem ao seu cérebro. Os melhores valores mostraram aquelas, que consomem um copo de cerveja diariamente (aprox. 375 ml de cerveja, que possuem um teor alcoólico de cerca de 15g). Elas obtiveram melhores resultados nos testes; seu desempenho de memória foi até 23 % melhor do que o das abstêmias.


(*) Stampfer, MJ et al

 

Fonte: DBB

Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold