Quanto álcool existe na cerveja?

 

Meio litro de cerveja tem em média 5% de álcool em volume (isso consta no rótulo da garrafa). Ao dividirmos esse “vol %” pelo fator 0,252, dá-se a quantidade de álcool puro, e com isso, para meio litro de cerveja pilsen ou cerveja de trigo, em torno de 20g de álcool.


Longos estudos de abrangência mundial comprovaram que um consumo regular (diário) de 20g de puro álcool para mulheres e 40 g para homens não apresentam inconvenientes para a saúde. Conseqüentemente, 0,5 litros de cerveja para as mulheres e 1 litro para os homens não prejudicam a saúde.


Os mais recentes estudos comprovam inclusive, que o consumo regular de 140g de álcool semanalmente – isso equivale a 3,5 litros de cerveja com 5% de álcool – é a quantidade ideal para reduzir em quase 40% o risco de perda da audição (em função da idade) em altas e baixas freqüências.


O Prof. Dr. Hans Hoffmeister da Universidade Livre de Berlim (Freien Universität Berlin) reforça: “O consumo moderado de cerveja possui uma influência positiva sobre diversos riscos à saúde, principalmente sobre o coração e circulação”.


Fonte: Bayerischen Brauerbund e.V.