Marinada de cerveja elimina o risco de câncer

 

Os cientistas acharam outra razão por que cerveja e carne combinam tão bem juntos – usando a bebida como uma marinada que faz a sua carne vermelha mais saudável.


De acordo com um relatório da revista New Scientist, uma simples marinada de cerveja reduz drasticamente as propriedades que causam câncer da carne frita ou assada.


È há muito tempo estabelecido que as elevadas temperaturas de um assado, fritura ou grelhado modificam os açúcares e aminoácidos no tecido de músculo de carne em um composto chamado amina heterocíclica (AH), que podem provocar câncer.


Isabel Ferreira, da Universidade do Porto - Portugal, marinou bife em cerveja ou vinho tinto e descobriu que isto reduziu os níveis de dois tipos de AH em 90%, comparado com bife não-marinado. A marinada de cerveja alcançou isto em quatro horas, enquanto que o vinho precisou de seis horas para o mesmo resultado.


Degustadores também preferiram o bife marinado na cerveja. Pesquisas anteriores descobriram que marinado de azeite de oliva, alho e limão reduziram os níveis de AH em frango grelhado.


Fonte: BelgianShop WeekLetter 1371

Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold