Lúpulo na cerveja - uma fonte única de benefícios para a saúde

 

A presença de lúpulo na cerveja potencialmente dota a espumosa bebida com totalmente únicos benefícios à saúde, reconhecem os cientistas.


Lúpulos têm sido usados na medicina herbácea por muitos anos.


Pequenas quantidades de "flores" de lúpulo são utilizadas para preservar e dar sabor à cerveja. A cerveja é a única fonte alimentar significativa de lúpulo, por isso, embora o seu efeito na saúde humana ainda não está completamente entendido, quaisquer potenciais benefícios para a saúde são únicos na cerveja.


A cada ano cresce o número de publicações sobre os potenciais efeitos terapêuticos de compostos derivados do lúpulo. Muitos estudos têm demonstrado que os flavonóides do lúpulo podem ter o potencial de proteger contra algumas doenças.


Por exemplo, eles podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer, têm um efeito positivo sobre os ossos, reduzir o risco de diabetes, melhorar os níveis de colesterol bom, ou ajudar a lutar contra a obesidade.


A maior parte destas pesquisas tem sido feita em laboratório e não indica se o consumo moderado de cerveja fornece concentrações suficientes destes compostos para afetar a saúde dos seres humanos.


Entretanto, os cientistas relatam que estão planejadas pesquisas adicionais para investigar esses potenciais efeitos e se os flavonóides podem ser absorvidos bem pelas pessoas.


Fonte: BelgianShop WeekLetter 1366 - 18/11/2008

Traduzido e Adaptado por Matthias R. Reinold