A experiência de se fabricar uma cerveja artesanal em Iporá

A cerveja é uma das bebidas mais antigas no mundo, a mais antiga das criações do homem, data de 8.000 a.C., egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas. Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos. A cervejaria mais antiga foi descoberta por arqueólogos e data de 5400 a.C., durante a idade média (Gregos e Romanos), a produção em maior escala começou a ser difundida na Europa pelos mosteiros.

O que é a cerveja? É uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Acredita-se, tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem.

Em Iporá, começou a ser fabricada a Bode Véi – Cerveja Artesanal, em 2015 por um grupo de amigos/irmãos (Marcio Rivair, Wilney Euclides, Mareni Fonseca, Cleiton Colodete, Zigomar Martins e Ronaldo Leite) como hobby, após um pouco mais de ano fabricando vários estilos e bebendo com os amigos, selecionou-se e passou-se a vender comercialmente cinco estilos (IPA, Weiss clara, Weiss escura, Pilsen Bohemia e Irish Red Ale, todas PURO MALTE) estando hoje disponível em alguns parceiros (Bebidões: Por do sol, Laurindo, Caverna. Supermercados: Hiperbarão, Brasil, Campinas (Sideia), Lojão Brasil e também no: Terraço, Ágape e D-Tox produtos naturais).

A cultura da cerveja artesanal atual é muito interessante e importante no contexto social, pois quem faz, normalmente é um apaixonado por cerveja e gosta principalmente da parte de sociabilização e da cultura cervejeira, participando de encontros, tanto regionais, estaduais, federais e internacionais, gosta de experimentar e trocar ideias com outros cervejeiros por todo o mundo, seja presencialmente ou online.

A Bode Véi por enquanto está apenas em Iporá, mas tem como objetivo avançar, inclusive participando de concursos cervejeiros no país, além de encontros, procurando sempre fabricar uma cerveja excelente, aprimorando as técnicas e usando produtos de primeira qualidade. Além de fabricar a Bode Véi – Cerveja Artesanal, também oferece cursos presenciais em Iporá ou em outras cidades, ensinando como produzir sua própria cerveja, interessados em revender a cerveja Bode Véi ou em cursos para fabricação própria podem procurar a Bode Véi, através do telefone 64 98402-9282 ou no e-mail marcioguntijo@gmail.com

marcio rivair guntijo09042017 1Márcio Rivair Guntijo

Márcio Rivair Guntijo é fabricante de cerveja artesanal. É formado em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É professor na rede estadual de ensino. Atua há mais de vinte anos como técnico de informática. Tem formação acadêmica/titulação em Psicopedagogia - Ênfase em inclusão – Tem formação complementar em diversas áreas, a exemplo de Segurança do Trabalho,  Cromoterapia, Extensão universitária em Vida Acadêmica, Extensão universitária em Inglês Instrumental   e Cooperativismo e Desenvolvimento de Lideranças.

Fonte: Oeste Goiano – 09/04/2017