Aplicativos e redes sociais impulsionam cultura cervejeira

Tecnologia auxilia produção, identifica estilos e até une bebedores e apaixonados pela bebida.

lucas

Lucas Guerra, da república Os Ogro, usa um aplicativo no preparo das cervejas (Foto: Paula Ribeiro)

Arte milenar, o processo de fabricação de cerveja conta com a ajuda da tecnologia para impulsionar a cultura cervejeira. Softwares e aplicativos auxiliam na pesquisa de receitas, ingredientes e conversão de unidades, entre outras facilidades.

Quando o assunto é fabricação, um software que recentemente virou aplicativo é o preferido entre os cervejeiros caseiros. Além das funcionalidades como pesquisas de fórmulas e ingredientes, o Beer Smith arquiva as receitas que já foram preparadas para futuras comparações.

“Quando você coloca ali os ingredientes, ele faz o cálculo e te dá até uma imagem com o aspecto que sua cerveja vai ter quando estiver pronta”, explica Alfeu Julio, cervejeiro da Toca da Mangava, de Campinas (SP).

“É neste software que os cervejeiros da maior parte das microcervejarias fazem as suas receitas”, garante Robson Vergílio, cervejeiro caseiro e juiz do BJCP (Beer Judge Certification Program). O profissional conta que usa o aplicativo do BJCP, uma espécie de guia de estilos de cerveja.

Redes sociais

Redes sociais dos cervejeiros, o Untapp e o Bier Tap permitem que o internauta mostre onde está, qual cerveja está tomando, comente e classifique a gelada. Já o BeHoppy dá informações sobre a bebida se o usuário fizer uma foto dela.

Tecnologia semelhante usa o aplicativa SRM Vision, um aplicativo para plataforma Android, que dá, com ajuda da câmera do celular, uma classificação de estilo da bebida. Com base na cor, o app dá uma pré-visualização em tempo real de tabelas que classificam as cervejas por tom.

david figueiras

David Figueiras com aplicativo que auxilia produção e compra de insumos (Foto: Paula Ribeiro/G1)

Completo

Outro aplicativo usado por cervejeiros é o Lamas Brew Tool, que possui conversor de unidades, cálculo de ABV (medida de álcool por volume), correção de densidade, IBU (escala de amargor), cronômetro com controle de tempo de mosturação, fervura e lupulagem.

“A gente vai deixar o aplicativo mais interessante nos próximos meses. Além da calculadora cervejeira e a calculadora de conversões, teremos um guia de estilo e todos os insumos que comercializamos, possibilitando a escolha certa dos ingredientes e dos parâmetros da receita", explica David Figueiras, sócio-proprietário da Lamas Brew Shop.

De acordo com Figueiras, a versão 3.0 do sistema permitirá ao usuário, depois que montar sua receita, guardar no fichário virtual e, se quiser, comprar os insumos com apenas um clique. "A previsão é para o próximo semestre, com versões em português, inglês e espanhol."

Fonte: G1 – 31/08/2017