Bar conta com espaço para o cliente fabricar sua própria cerveja caseira | Setembro | 2014

Imagina reunir os amigos em um espaço para fabricar a sua cerveja própria? Não é delírio e nem uma versão adulta da Fábrica de Chocolates, mas é a proposta que Simon Zakaria, sócio do bar A Boa Cerveja, na Mooca, São Paulo.

Além de um espaço que funciona como cozinha cervejeira, o bar tem uma carta com mais de 400 rótulos de cervejas especiais, entre nacionais e importadas.

Mas, a atração do espaço é a sala especial para fabricar a cerveja caseira. São cinco pessoas por vez e a criação da bebida custa cerca de R$ 300, dando direito a produção de 20 litros. Um mestre cervejeiro ajuda na feitura da breja e ainda orienta em todo o processo. As garrafas serão engarrafadas e até personalizadas.

Para conhecer melhor o empreendimento inovador, batemos um papo com Simon Zakaria. Confira abaixo!

 

Como começou esta ideia de montar o bar?

Eu faço cerveja há mais de 2 anos. Antes de montar o bar, eu fazia na casa do meu sogro todo domingo. E quando saía para tomar cerveja com os amigos, via que os bares pecavam pelo atendimento, pelos petiscos ou pecava na cultura cervejeira.

Como estava apertado na casa do meu sogro, pensei: quer saber de uma coisa, vou oferecer um serviço com mais qualidade, ter várias opções de cervejas geladas e bons petiscos para servir. Queria criar um lugar que unisse tudo o que prezo: atendimento, aconchego e qualidade.

Você diz que tem cerca de 400 rótulos de cerveja, mas que pode oferecer quase todas geladas...

Falar é fácil, o grande problema é cumprir. Eu fui em vários bares que se diziam especialistas em cervejas artesanais, mas quando você pedia determinado rótulo, falam que não tinha ou que não estava gelada. O A Boa Cerveja surgiu para contrariar estes espaços.

Setembro2014-Caseiros-Caseiros02

E como funciona este espaço para fabricação de cerveja?

Basta você entrar pelo site e fazer a sua reserva. Você escolhe a sua receita de cerveja (em uma variedade de tipos) e um mestre cervejeiro vai ensinar e acompanhar todo o processo com você e seus amigos fazendo. Você faz 20 litros (26 garrafas de 600 ml) que pode ser entregue na sua casa ou você pode usar o andar de cima do bar para receber os amigos e beber.

E precisa ser especialista na área?

E desejável saber alguma coisa, mas não precisa não, pois o mestre cervejeiro ajuda em todo o processo. Além disso, não fica sujeira. Eu moro em apartamento. Meu sogro, casa. Onde eu fazia cerveja? Como eu, quantas pessoas que gostam de cerveja passam pela mesma situação? Ou tem que brigar com a esposa por um espaço na cozinha ou não faz. Aí resolvi alugar esta sala para o pessoal ter onde fazer e difundir a cultura cerveja de panela.

Quanto tempo demora?

O processo de fabricação dura 5 dias, o processo natural de fabricação de cerveja dura mais 30. Então em 35 dias dizemos que está pronto. Você pode vir aqui para trocar a panela de fermentação, ajudar a engarrafar. Se não puder, fazemos por você e entregamos em casa.

Qual o diferencial deste bar?

Eu pensei em três pilares para a casa. Uma boa parte gastronômica, com batatas rústicas, salsichões alemães, massas de origem polonesa, fugindo do senso comum. A segunda é a loja empório, com cerca de 400 rótulos a preços acessíveis. E a outra é a sala cervejeira, para fabricar a própria breja. A ideia é que um destes pilares ajude a segurar as outras.

Sua profissão de TI não tem muito a ver com cerveja...

Eu tenho 48 anos. Eu tinha um plano de abrir um negócio ligado a gastronomia com 55 anos. Mas começar a bombar tanto esse negócio de cerveja artesanal que eu antecipei meu plano. Ele ainda é meu plano B, mas o objetivo é que se transforme em plano A.

Serviço - Bar A Boa Cerveja
Endereço: Rua Capitães Mores, 414, Mooca
Telefone: (11) 2615-0512

www.aboacerveja.com.br

Fonte: Manual do Homem Moderno – Por Leonardo Filomeno em 04/09/2014