Brasil Brau 2017

IMG 000Principal evento da indústria cervejeira na América Latina, feira internacional de tecnologia em cerveja, fechou 14ª edição maior e mais movimentada

A Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, realizada de 26 a 28 de julho em São Paulo, encerrou a edição deste ano com números animadores para o mercado, recebendo um público de 5.942 profissionais, 31% maior que a edição de 2015.

A feira foi realizada pela Fagga l GL Events Exhibitions, anteriormente promotora de eventos, mas que assumiu 100% a propriedade das marcas Brasil Brau e Degusta Beer & Food.

O número de expositores de 2017 manteve-se estável em relação a 2015, mas a área ocupada pelos estandes foi 25% maior. Com 73 expositores, a feira teve participação de outros nove países além do Brasil, como: Alemanha, China, Estados Unidos e Argentina. Das marcas presentes, 58% foram de maquinário e equipamentos e 10%, matérias-primas.

A Brasil Brau 2017 mostrou que as expectativas foram superadas, realizadores e expositores notaram mais interesse do público que veio com o objetivo de investir. A feira também vem melhorando o direcionamento do público, pois com o aumento do número de microcervejarias, abriram-se portas para contato com novos clientes.

A grande diversidade de expositores permitiu aos visitantes e as cervejarias conhecerem novos produtos, tecnologias e fornecedores. Vejamos a seguir um breve resumo das novidades dos produtos e serviços apresentados pelos expositores:

  • Agavic: barris de chope, tanques de sanitização.
  • Andritz Separation: separação mecânica e térmica de sólidos e líquidos e de automação.
  • Aqcua Mineira: embalagens de vidro, tampas, copos, growlers etc.
  • Bravo Brew – Bravo! Machine: máquina cervejeira com capacidade de até 15 litros.
  • Beer Jet Brasil: chopeiras automáticas.
  • CCD Etiquetas: rótulos para cervejas.
  • Cerâmica São Luiz: pisos industriais indicados para ambientes de alta agressividade.
  • CFT Beverage: equipamentos de sistema de enxágue, enchimento e seladora de contra-pressão desenhado para garrafas de vidro. Sistema de enchimento e seladora específico para latas.
  • D Container – D Smart Brew: Uma nano fábrica de cerveja artesanal de 10 m², desenvolvida com equipamentos da fabricante EGISA. Com capacidade de produção inicial de 1.200 litros/mês, expansível para até 3.600 litros/mês.
  • EMEC: equipamentos de controle para tratamento de água e gerenciamento de dosagem de produtos.
  • Escola Superior de Cerveja e Malte: instituição de ensino superior focada exclusivamente no setor de bebidas.
  • Eureka: insumos cervejeiros.
  • Fluxos Distribuidora: barris, chopeiras, cilindros, conexões de engate rápido plásticos, torneiras, válvulas extratoras e reguladoras
  • Glassral Vidro Design: personalização de copos e garrafas.
  • Graphic Packaging: embalagens para latas e garrafas.
  • Gel Chopp: pré-resfriadores, chopeiras;
  • Hiper Centrifugation: centro tecnológico especializado em centrífugas industriais.
  • IRUAM: máquinas e equipamentos para microcervejarias, soluções em aço inox
  • KHS: tecnologia de envase e limpeza para barris.
  • Kinox: equipamentos em aço inox para microcervejarias.
  • LNF: lúpulo, leveduras e enzimas para cerveja.
  • Maqmundi: solução em rotuladoras.
  • MCA Braumeister: equipamento compacto Speidel Braumeister: brassagem, clarificação, fervura e resfriamento, tudo em um só equipamento.
  • Mc Pack: Nitrobeer – dosagem de nitrogênio líquido em garrafas e latas de cerveja.
  • Mec Bier: fabricante de equipamentos e acessórios para produção de cervejas artesanais.
  • MEMO: chopeiras a gelo, chopeiras elétricas, torres, cervejeira, pré-resfriadores
  • Neuheit&Bier: marca da empresa Easylogix, equipamentos diferenciados para pequenos produtores caseiros, até grandes e sofisticados equipamentos para microcervejarias.
  • Palenox: equipamentos para qualquer tamanho de produção em microcervejarias. Novidade: sistema de aquecimento que proporciona a economia de energia em uma brassagem de 500 litros de até 54%.
  • Petainer: Barril linestar – design ergonômico, fácil de empilhar e confortável para manusear
  • Pentair: filtros e elementos filtrantes, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de CO2.
  • Premier Pack: garrafas exclusivas, acessórios, decoração em garrafas, barris de carvalho.
  • Prozyn: fornecedora de ingredientes biológicos - enzimas.
  • REMAN: reguladores de pressão e acessórios para cilindro de CO2 e mistura.
  • Santorini: chopeiras e equipamentos.
  • SAUMEC: equipamentos para envase e enxague de garrafas de vidro.
  • TECDEN: análises laboratoriais cervejeiras
  • Theodosio Randon: sistemas de refrigeração, projetos de engenharia, brassagem, tanques de fermentação e maturação.
  • Verallia: embalagens de vidro.
  • WE Consultoria: insumos para cervejarias - maltes, lúpulos, fermentos.

15º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira

O congresso atraiu um público 21% maior nesta edição. Com curadoria técnica de Cilene Saorin, o fórum é pioneiro na realização de debates científicos e tecnológicos no país neste setor, realizado desde 1988. Para definir os temas dos debates de 2017, foi realizada pela primeira vez uma consulta pública a 500 profissionais do setor. O congresso teve patrocínio da Agrária e McPack.

Prêmios

Após um intervalo de quatro anos desde o primeiro Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, a Brasil Brau abraça o desafio de instigar o segmento a prestar mais atenção na importância da gestão, comunicação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Design de Embalagens

1° lugar: Perro Libre (RS), com a cerveja 803 Black Rye IPA, dedicada ao Dia Internacional da Mulher.

2° lugar: Baumhardt Bier

3° lugar: Cervejaria Farrapos

Comunicação da cultura cervejeira

1° lugar: Revista da Cerveja (A consolidação de um projeto)

2° lugar: Belgo Bekaert Arames (Brasil Beer)

3° lugar: Acerva Paranaense (Boletim Informativo da Acerva Paranaense).

Sustentabilidade 

1° lugar: Lohn Bier (Boas práticas geram boas vibrações)

2º lugar: Cervejaria Pratinha (Energia Solar e fotobiorreator de algas)

3º lugar: My Growler (Ressignificação de produto para a sustentabilidade).
 

A categoria de Responsabilidade Social causou polêmica na premiação, pois recebeu apenas uma inscrição. “Ficamos bastante surpresos que um mercado que cresce em média 20% ao ano não tenha pessoas investindo neste assunto”, provocou Cilene Saorin. “Mas fazemos questão de manter este desafio em pauta e nos próximos prêmios nossa missão é instingar e engajar”, completa. O vencedor foi o trabalho Sentimentos de Brasilidade da Cia de Brassagem do Brasil (CBB). Segundo Alessandro Pisa, sócio da marca, “o projeto é ter uma cerveja em homenagem a cada animal em extinção e reverter a renda para instituições que cuidem desses animais”.

Durante a feira, profissionais do setor que circularam pela Brasil Brau durante os três dias foram convidados a votar no Melhor Lançamento apresentado na feira e também no Estande Mais Bonito. Para o público, o ambiente mais marcante foi o da Agrária, enquanto as soluções de filtro de água para indústrias, da fabricante alemã Bollfilter impressionaram pela inovação, perspectiva de economia de recursos e também benefícios ambientais.

Brasil Brau 2019

A próxima edição da feira já está lançada. A Brasil Brau 2019 será de 28 a 30 de maio no São Paulo Expo. “Tivemos 30% de renovação dos expositores deste ano e decidimos trabalhar com um escopo mais abrangente a partir da próxima. Queremos oferecer uma plataforma que cubra todas as etapas, do desenvolvimento do produto e concepção do líquido, até a entrega da cerveja ao consumidor final. Isso significa que além dos equipamentos e soluções de produção, queremos uma gama maior de fornecedores com soluções para envase, embalagem, armazenamento, logística, distribuição, serviços e comunicação para pontos de venda, por exemplo”, anuncia Luana Cloper, Business Manager da Brasil Brau / Fagga.

Mobilização do setor

A Brasil Brau abriu suas portas para sediar a reunião oficial da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) para eleger sua nova diretoria.  A nova gestão será presidida por Carlo Giovanni Lapolli, da cervejaria Itajahy, de Santa Catarina, que assume disposta a implantar processos para facilitar a adesão de novos membros e criar estratégias para envolver diferentes regiões do país nas reivindicações do órgão.

Degusta Beer & Food

Cervejarias e marcas ligadas à produção e serviço da cerveja também foram destaque no Degusta Beer & Food, que aconteceu paralelamente à Brasil Brau, de 26 a 29 de julho. Os números chegaram a 5.357 amantes da cerveja presentes, 7 estados brasileiros representados, 52 expositores com cerca de 600 rótulos nacionais e internacionais que puderam ser degustados. Além de conferir lançamentos e criações direto dos produtores, os participantes puderam participar de palestras e workshops.

Durante 4 dias, os visitantes do festival tiveram acesso a 600 rótulos nacionais e internacionais, música, gastronomia e palestras no Auditório.

A novidade nesta edição do Degusta foi a inovadora Sala de Brassagem com quatro cervejarias produzindo receitas ao vivo, aberta à interação com o público. A Sinnatrah Cervejaria-Escola, foi parceira da iniciativa ao lado da Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA), a MCA Equipamentos – cedeu o equipamento – e a Agrária, forneceu as matérias-primas.

Confira alguns destaques:

Edições limitadas

Algumas cervejarias e importadores levaram ao Degusta Beer receitas sazonais que são produzidas em pequena quantidade ou guardaram algum rótulo especial para ter um diferencial no evento. A belga Heritage, por exemplo, estava no stand da Brugse Zot e Straffe Hendrik, que importa o rótulo com exclusividade e tinha as últimas quatro garrafas disponíveis do Brasil (a R$ 270). A cervejaria Landel apresentou um barril da English Strong Ale Uinston, assim como a Barco Brewers, que levou a Viúva Negra – uma sazonal de inverno safrada. Outras sazonais que estavam à venda eram a Weizenbock da Schneider Weisse que só é produzida para o Natal e a 1824 Imigração Coffee Stout.

Lançamentos

Expositores como a Eisenbahn, Sud, Ashby, Hausen e Meara aproveitaram a feira para apresentar novos rótulos ao público. A catarinense Eisenbahn serviu o chope da German, comemorativa pelo 15º aniversário da marca. A Sud, de Bento Gonçalves (RS) destacou as novíssimas Vienna Lager e Barley Wine.  A Ashby, de São Paulo, trouxe três tipos de cerveja em lata (American Pilsen, Weiss e IPA). A Hausen lançou uma Imperial Schwarzbier e a importadora Meara apostou na Zlato Prazske (República Tcheca) e na Stammagast (Alemanha).

Inusitadas

  • Poção de Bruxa - com abóbora (Mestre das Poções)

    Poção dos Gnomos – com gengibre (Mestre das Poções)

    Red IPA com Hibisco (Doktor Brau)

    Double IPA com Lichia (Doktor Brau)

    Chope de Amarulla (Colina)

    Don Capo – Brown Porter com baunilha (Quinta do Malte)

    Witbier do cantor Falcão feita com caju (Votus)

    Carvoeira - filtrada em uma camada de funghi seco e cumaru (Lohn)

    Catarina Sour - com jabuticaba (Lohn)

    Thai - Weiss com gengibre (Barco Brewers)

    Cerveja para cachorro (Dog Beer)

    Fruit beer sazonal - com uva, feita para a festa da uva em Jundiaí (Bier Nards)

    Saison com manjericão sazonal (Madalena)

    Cerveja de aveia com mel (Noi)

    Cerveja com toque de limão siciliano e coentro (Noi)

    Tangerstein – com Capim limão com cardamomo (Landel)

    Amor de Jandira - Saison com anis estrelado e hibisco (pré-lançamento Landel)

    Salapa – com salada de fruta – em lata (Júpiter)

    Rauchbier defumada com fumaça de carvalho (Aecht Schlenkerla Rauchbier Eiche)

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL Events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL Events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL Events, a Fagga soma meio século de experiência.

Para mais informações acesse: www.brasilbrau.com.br /www.degustabeerandfood.com.br

Fontes: Fagga
Release – Denibloch por Luciana Ribeiro

Confira a galeria de imagens abaixo: