logotipo 1 20140707 1044038414

 

Qualidade e não apenas quantidade

A Drinktec, a feira mundial de Tecnologia de Bebidas e Alimentos Líquidos, é insuperável neste segmento. Pela extensa gama de produtos, alcance internacional e qualidade dos visitantes em particular, este evento é imbatível em qualquer parte do mundo. Esta foi uma das descobertas que surgiram de uma pesquisa representativa efetuada na Drinktec 2009, entre 14 e 19 de setembro.

A maioria dos visitantes e expositores da Drinktec 2009 acredita que o pior da crise já passou. A feira deste ano atraiu mais de 60.000 visitantes de 170 países, em torno de 10 mil a menos que o esperado. Mas este fato não afeta as boas impressões da feira, porque seus participantes estão em sua maioria confiantes que o pior período da crise na indústria de bebidas já passou.

O evento juntou os decisores da indústria internacional de bebidas e alimentos líquidos em Munique, o que deu novo ímpeto ao setor. "Virtualmente todos os CEO´s e presidentes de empresas ao redor do mundo vieram para cá", foi a opinião unânime dos expositores, todos eles elogiando a "extremamente elevada" qualidade dos visitantes. Conversas intensas foram mantidas em muitos estandes, lançando as fundações para decisões de investimentos vindouros; muitos dos expositores relataram que assinaram acordos comerciais na feira. Mesmo que o clima relativo a investimentos é ainda de cautela, a Drinktec 2009 marcou uma virada na tomada de decisões.

Volker Kronseder, presidente da Krones AG, maior expositor da Drinktec em metros quadrados, e presidente do conselho da Drinktec 2009, descreveu como sentiu o ambiente nos corredores: "As pessoas não estão mais paralisadas com choque, a vida está retornando ao setor." É uma visão que ele compartilha com muitos de seus colegas do setor. Menno Holterman, da Norit, também vê luz no horizonte após a Drinktec 2009. "Há mais apetite por investimentos novamente, quando o ROI está correto. Nós assinamos vários contratos."

Apesar dos números decrescentes, os organizadores declararam que o evento de seis dias provou ser o ponto central para os segmentos de cerveja e bebidas. A quantidade pode ter diminuído, disseram, mas a qualidade dos negócios sendo fechados aumentou.

O sucesso no transcorrer da Drinktec 2009 despertou elevadas expectativas por parte dos expositores e visitantes, com relação ao desenvolvimento econômico futuro. Suas declarações otimistas são refletidas nos resultados da pesquisa. De acordo com ela, 64% dos expositores e 56% dos visitantes acham que situação econômica vai melhorar. Isto é consideravelmente mais positivo do que as expectativas após a Drinktec 2005.

"Qualidade, não quantidade"

Onde quer que você olhasse nos doze pavilhões de exposição da feira, a imagem geral era de profissionais interessados de todas as partes do globo, buscando inovações, estudando equipamentos e plantas, e conduzindo intensas conversas comerciais e negociações nos escritórios dos expositores e lounges VIP.

Em todas as áreas da exposição, a ênfase era economia de custos e soluções sustentáveis. Nos estandes estava claro que visitantes de fora da Alemanha eram a maioria. "Notavelmente houve um elevado número de visitantes da China, Índia, Japão e América Latina," foi o que observou Marcus Ley da Ecolab, por exemplo. Ele sintetizou: "Qualidade, não quantidade" – esta frase foi uma das mais proferidas pelos expositores, quando se comentava sobre a qualidade dos visitantes.

A proporção de visitantes internacionais aumentou para 55%

Uma visualizada no número de visitantes confirma a imagem vista nos pavilhões. Em termos de representação internacional, a Drinktec foi capaz de expandir ainda mais, mesmo já apresentando um nível elevado.

Cerca de 33.000 visitantes viajaram do exterior para Munique; eles vieram de um total de 170 países. Isso novamente aumentou significativamente a proporção de visitantes internacionais para 55%. Particularmente houve fortes aumentos no número de visitantes da China, Índia, EUA, África do Sul, México e Emirados Árabes Unidos, e da América do Sul e África. Em termos de visitantes da Alemanha, entretanto, o números refletiram a esperada queda, em torno de 27.000 visitantes.

"Ponto de encontro da indústria de bebidas mundial"

Em termos de termos de avaliação dos visitantes, a queda no número de expositores alemães teve um papel apenas insignificante. O fator crítico para eles, no que se refere ao sucesso de sua participação na feira, foi a qualidade dos visitantes e o fato que os visitantes vieram de todas as partes do mundo – isto foi o primordial para os expositores. Jürgen Henke, gerente de marketing do Grupo GEA, resumiu o evento como segue: "Você não pode medir o sucesso de uma feira apenas pelo número de visitantes. A Drinktec é a plataforma de comunicação chave para o nosso setor, é o ponto de encontro da indústria de bebidas mundial. É lá que todos nos encontramos".

A maioria dos visitantes veio do negócio de bebidas não-alcoólicas

Os visitantes da Drinktec 2009 vieram de todas as partes da indústria de bebidas e alimentos líquidos. Pela primeira vez, os profissionais de bebidas não-alcoólicas formam o maior grupo, com 40%, seguido pelos visitantes da indústria cervejeira, com 37%. Um claro aumento foi observado no número de visitantes das áreas de negócios sucos de frutas (16% dos visitantes), leite (10%) e alimentos líquidos (8%).

Isso mostra que a expansão do portfólio da feira de negócios, ao incluir alimentos líquidos, foi recebida e aceita pela audiência de todo o mundo.

Nove por cento dos visitantes vieram do segmento do vinho, vinho frisante e destilados, três por cento vieram do atacado e varejo de bebidas.

A próxima Drinktec ocorrerá em Munique, de 16 a 21 de setembro de 2013.

Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre cervejeiro Diplomado