logotipo 1 20140707 1925423244As feiras Fispal Tecnologia e Techno Plus atraíram cerca de 54,7 mil profissionais que conferiram as últimas novidades em tecnologia, embalagem, processamento e serviços dos setores alimentício, farmacêutico, químico, cosmético e de higiene. As feiras foram realizadas entre os dias 18 e 21 de junho no Anhembi, em São Paulo.

Foram realizados negócios que somados equivalem a R$ 3,2 bilhões. "Muitas empresas fecham acordos cujos valores representam de 3 a 6 meses do seu faturamento anual", outras realizam importantes contatos que, a médio e longo prazos, convertem-se em negócios", afirma o diretor Luiz Fernando Pereira, da Fispal Tecnologia.

Participaram do evento 1.656 expositores em uma área de 35 mil m². Do total de empresas, 161 eram dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Japão e Suíça.

Este ano, 14 estados brasileiros - Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins - estiveram presentes na Fispal Tecnologia e na Fispal Alimentos.

Houve destaque para as empresas do Rio Grande do Sul, que ocuparam 385m² na Fispal Tecnologia e 250 m² na Fispal Alimentos apoiadas pelo governo gaúcho. O governo do estado investiu cerca de R$ 269,5 mil nestes dois estandes que totalizam 635 m² na Fispal 2002.

A visitação da Feira foi intensa, o que pode ser atestado pelas 12 empresas que integraram o espaço gaúcho na Fispal Tecnologia, que nos dois primeiros dias de feira, registraram 1.150 contatos, 194 negócios iniciados e cinco negócios fechados.

As feiras não apresentaram novidades tecnológicas, mas a tendência é haver uma maior diversificação de fornecedores, uma vez que cada vez mais surgem opções no mercado. O número de fornecedores especificamente para a área de bebidas somou mais de 80. Entre eles podemos destacar os seguintes:

Conexões e acessórios em aço inox

A Stockval expôs uma série de conexões sanitárias para solda orbital, com acabamento interno mecânico ou eletropolido. Os produtos compreendem válvulas diafragma, válvulas borboleta, válvulas esféricas, válvulas para coleta de amostras, tubulações e conexões. (www.stockval.com.br)

Curvas, tubos, reduções, tês e cruzetas , escotilhas, válvulas, spray-balls, torneiras de prova são produtos apresentados pela Biasinox (www.biasinox.com.br)

A Südmo apresentou suas válvulas sanitárias de controle manual e automático. Elas são aplicadas em cervejarias, cosméticos, bebidas em geral e laticínios. (www.sudmo.de).

Uma série de componentes em aço inox (válvulas,bombas, registros e todas as conexões nas formas RJT, DIN, SMS, IDF, Tri-Clamp e anéis de vedação), assim como acessórios para montagens foram oferecidos pela Metaliflow.(metaliflowvendas@metaliflow.com.br)

Transportadores de esteiras

Vários fornecedores de esteiras transportadoras e acoplamentos estavam presentes. Podemos destacar a TecTrade (www.tectrade.com.br);

A Sampla Belting, com vários modelos de correias e canecas transportadoras (sampla@sampla.com.br).

A Siegling mostrou correias modulares em materiais sintéticos (PP, PE e Acetal) para transporte de garrafas (www.siegling.com.br).

A Plasnec fornece acessórios para transportadores, como guias e perfis, correntes plataforma articuladas, taliscas, rodas e carretéis, suportes e sapatas. (www.plasnec.com.br)

Transportadores de roletes, carros de transferência fixos e giratórios, mesas elevadoras foram apresentados pela Scheffer (www.scheffer.com.br)

Instrumentação

Uma completa linha de registradores de temperatura, termômetros, indicadores e controladores foi apresentada pela Didai Tecnologia. Como novo produto foi apresentado um sistema de supervisão e monitoramento, registro, alarme para até 60 pontos para câmaras frias e processos. (www.didai.com.br).

Sensores industriais (fotoelétricos, de contraste, cor, distância, indutivos, magnéticos e capacitivos Foram apresentados pela SICK (www.sick.com.br)

Artigos técnicos industriais

Polias, correntes de rolo, correias, rolamentos, suportes autolineares, motores elétricos de vários tipos, linha completa de redutores e motoredutores de velocidade, filtros reguladores lubrificadores, acoplamentos de transmissão elásticos e rígidos, ferramentas manuais, buchas de esferas, componentes e correias para transportadores, rodízios para carros em todos os materiais. (www.atibrasil.com.br)

Embalagens plásticas

A Emplas expôs completa linha de embalagens plásticas (bombonas, embalagens retangulares, cilíndricas, potes etc). (www.emplas.com.br)

Baldes plásticos de várias capacidades, para aplicação como embalagem para a indústria alimentícia em geral. (girona.baldes@terra.com.br)

Embalagens PET para cerveja e tampas especiais

A Petropar Embalagens e a Crown Cork desenvolveram uma embalagem PET especial para cerveja, e uma tampa denominada Osíris, cuja abertura é feita em dois estágios, de maneira a facilitar o escoamento do óleo comestível da embalagem. (11- 5054-4000).

Máquinas para embalagem

A Prasmatic apresentou máquinas para embalagem automática com filme termo encolhível para indústrias de bebidas e alimentos. (www.prasmatic.it).

Máquinas para embalagem secundária, envolvedores, encartonadoras e aplicadores de pega estavam no estande da SMI. (www.smigroup.it).

A Sidel apresentou máquina de produção de garrafas PET, com capacidade de 0,25 a 3 litros e uma capacidade de produção de 25.200 garrafas/hora. (sidel@sidel.com.br).

Máquinas para enchimento/pasteurizadores

Diversas envasadoras para sucos e produtos lácteos, como pasteurizadores a placas (leite) e tubular (sucos) foram apresentados pela Tanbras. (www.tanbras.com.br)

A Sacmi apresentou completa linha de envasamento de líquidos, saturadores, unidades de mistura, termoformadoras assépticas, rotuladoras, paletizadores, robôs, linha para a produção de cápsulas plásticas, alumínio e tipo coroa. (www.sacmi.it)

Portas frigoríficas e painéis isotérmicos

Portas frigoríficas e painéis isotérmicos desenvolvidas dentro dos mais modernos conceitos de estanqueidade e isolamento térmico foram apresentadas pela MBP. Os revestimentos metálicos podem ser de aço pré-pintado, aço zincado, aço inox, alumínio liso ou alumínio stucco. (www.mbp.com.br). Cortinas em PVC de alto impacto para frigoríficos, com lâminas removíveis que facilitam o trabalho de limpeza e manutenção foram apresentadas pela TCS (11-6584-3604).

Lubrificantes especiais

São utilizados em indústrias de alimentos e bebidas, onde os ambientes são agressivos e existe alta umidade. Os lubrificantes devem ser atóxicos. (www.grax.com.br)

Outra empresa, a Tribotécnica, expôs sua linha de lubrificantes especiais atóxicos de alto rendimento. (www.tribotec.com.br)

Equipamentos de segurança

Empresas de equipamentos de segurança, como a Soccorro, ofereceram completa linha de equipamentos (luvas, botas, máscaras faciais, óculos, protetores auriculares etc). (www.soccorro.com.br)

Bombas dosadoras e outras

Bombas dosadoras de membrana microprocessadas, geradores de ozônio e dióxido de cloro, preparadores de polímeros, osmose reversa e outros equipamentos fabricados sob medida foram apresentados pela Prominent Brasil Ltda. (www.prominent.com.br)

Bombas centrífugas sanitárias da marca Fristam, válvulas de membrana e cabeçotes rotativos Toftejorg foram apresentados pela Tetralon (www.tetralon.com.br).

A Jabsco apresentou bombas positivas de impulsor flexível, apropriadas para alimentos e bebidas e outras aplicações (www.jabsco.com).

Filtros

Filtros (cartuchos de vários tipos), carcaças em aço inox e sistemas de purificação de água para uso em laboratórios, assim como completa linha de equipamentos analíticos foram apresentados pela DBD Filtros (www.dbdfiltros.com.br)

Vapor

Caldeiras geradoras de vapor do tipo flamotubular, para geração de vapor de processos industriais e pequenas centrais termelétricas, tendo como combustível lenha, foram apresentadas pela Biochamm. (www.biochamm.com.br).

Mangueiras para tráfego de bebidas

A linha de mangueiras industriais Trelleborg atende às normas mais exigentes em vigor. As mangueiras possuem aplicação em água, ar comprimido, vapor, produtos alimentícios. (www.trelleborg.com)

Tanques em aço inox

Tanques modulares para transporte de produtos, com capacidades de 1.000 e 1.500 litros. Os tanques podem ser empilhados, evitando assim desperdício de espaço. (www.intertank.com.br)

Software para cálculo de tanques

A Cérebro apresentou um software de engenharia para cálculo de tanques com agitação para os mais variados setores industriais. (www.cerebromix.com)

Sistemas para armazenagem

Sistemas para armazenagem e transporte em alumínio, ideais para ambientes que exigem limpeza e assepsia, como indústrias alimentícias e de bebidas, estavam expostos no estande da Feeling Structures. (www.feeling.com.br).

Uma das novidades deste ano na Fispal Tecnologia foi a primeira apresentação do Fispal Pack Design Show, realizado em parceria com o Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. Nesse novo espaço, 16 agências de design mostraram seus trabalhos para cerca de 3 mil profissionais. Durante o evento, o comitê também divulgou um panorama setorial do design de embalagem: quanto ele gera para a indústria, quantas empresas atuam no segmento e qual o volume de negócios. Segundo Manoel Müller, presidente do Comitê e diretor geral da Müller Associados Marketing Design Comunicação, o objetivo do Fispal Pack Design Show foi dar visibilidade ao setor; mostrar para o governo e para o visitante internacional a capacidade de organização das agências de design e a qualidade do trabalho brasileiro nesta área.

A Feira lançou, também em parceria com a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), o novo "Espaço Abre do Meio Ambiente", onde empresas fabricantes de embalagens apresentaram seus projetos voltados a preservação do ecossistema, com ênfase na reciclagem.

Durante a Fispal Tecnologia aconteceu o seminário Brasil Pack Trends 2005 – Inovações e Tendências, organizado pelo Grupo Brasil Rio em parceria com o Centro de Tecnologia de Embalagem – Cetea do Ital – Instituto de Tecnologia de Alimentos.

Simultaneamente ao seminário houve uma exposição de embalagens coletadas no Brasil e no exterior. O evento gerou um documento de análise sobre as tendências de embalagem no Brasil e no mundo ("Brasil Pack Trends 2005 – Edição 2002"), com informações sobre os mercados mundial e brasileiro de embalagem; design de embalagem e macrotendências; as áreas de rótulos e acessórios, transporte, distribuição e logística e ainda as principais tendências e inovações tecnológicas do mercado de embalagens metálica, de vidro, celulósica e plástica.

Referências
- Catálogos de expositores
- Newsletter Fispal

Fonte: Matthias Rembert Reinold
Consultor da M. REINOLD – Tecnologia em Qualidade e Produtividade Ltda.