logotipo 1 20140707 1030728323A Feira Fispal Tecnologia atraiu 71,2 mil profissionais que conferiram as últimas novidades em tecnologia, embalagem, processamento e serviços dos setores alimentício, bebidas, farmacêutico, químico, cosmético e de higiene. A feira foi realizada entre os dias 1 e 4 de junho no Anhembi, em São Paulo, onde foram fomentados negócios que somados equivalem a R$ 4,8 bilhões.

Participaram do evento 1.764 expositores em uma área de 39 mil m² (área bruta de 66,8 mil m2). Do total de empresas, 110 eram dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, Coréia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Itália e Japão. Este ano, 10 estados brasileiros (Bahia, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal) estiveram presentes na feira.

Entre os expositores podemos destacar os seguintes:

Sistemas de codificação

Sistemas de impressão jato de tinta montados em gabinete em aço inox, apropriados para uso em indústrias onde há umidade ambiente com grau de proteção IP 55 foram apresentados pela Linx (www.linx.co.uk).

A Sunnyvale (www.sunnyvale.com.br) apresentou tecnologia de codificação a laser, que dispensa o uso de tinta. A codificadora é construída em aço inox, com grau de proteção IP 55 e imprime em alta velocidade (até 400 caracteres por segundo, dependendo do tamanho e substrato).

A Markem (www.markem.com) mostrou ampla linha de codificadores, que incluem codificadores a laser, transferência térmica, jato de tinta (caracteres pequenos e grandes), impressoras/aplicadoras de rótulos, e sistemas de rotulagem de paletes.

Rótulos auto-adesivos e envolventes

A Vitopel (www.vitopel.com.) apresentou rótulos auto-adesivos e envolventes que oferecem grande resistência mecânica e a agentes externos como água, tensoativos. Eles contribuem para uma melhor imagem do produto final nas gôndolas dos pontos de venda.

Equipamentos para processos industriais

Uma completa linha de equipamentos para processamento de grãos constituída de balanças, plansichter, sistemas de aspiração, exaustores, peneiras para pré-limpeza, transportadores de corrente, roscas transportadoras, elevadores, entre outros, foi apresentada pela Coppi (www.coppi.ind.br)

Artigos técnicos industriais

Polias, correntes de rolo, correias, rolamentos, suportes autolineares, motores elétricos de vários tipos, linha completa de redutores e motoredutores de velocidade, filtros reguladores lubrificadores, acoplamentos de transmissão elásticos e rígidos, ferramentas manuais, buchas de esferas, componentes e correias para transportadores, rodízios para carros em todos os materiais. (www.atibrasil.com.br)

Embalagens bag in box

A Scholle expôs completa linha de embalagens bag in box para bebidas (água, sucos, chás prontos para beber, leite de soja, vinho, bebidas para esportistas, bebidas nutritivas, bebidas "new age").

Este sistema permite obter, por exemplo, economia na aquisição e armazenagem, não necessita de limpeza e permite manter o máximo de higiene até o esvaziamento completo da embalagem. (www.scholle.com)

Tecnologia de enchimento

A KHS mostrou em seu estande sua linha de produtos que abrange carbonatadores, blendadores e misturadores, sistemas de limpeza CIP, salas de preparo e fabricação de bebidas (xaroparias), sistemas de refrigeração industrial e sistemas de pasteurização de bebidas (túnel ou flash), além de linha completas para envase de bebidas.

Na área de envasamento, abordaram os seguintes temas: enchimento mecânico a média temperatura (warm-filling até 20 °C) para bebidas carbonatadas, a nova geração de máquinas enchedoras com tecnologia de enchimento volumétrico controlado eletronicamente, a segunda geração de sistemas de enchimento asséptico a frio (ACF) e do mais novo sistema para formação e enchimento asséptico de embalagens cartonadas Jordy Pack, que possui formato de garrafa. Esta embalagem foi desenvolvida em parceria com a empresa italiana Acma GD.

Além do formato inovador, a nova embalagem permite que todo o seu conteúdo seja retirado, além das soldas serem feitas internamente, evitando que abas externas estejam expostas à sujeira e a possíveis danos. Ela apresenta duas medidas de gargalo: 28 mm e 38 mm, o que facilita a ingestão de bebidas de consumo rápido.

A subsidiária da KHS, a KHS Allfill desenvolveu o conceito de esterilização a seco para bebidas sensíveis à contaminação por bactérias e onde não se pode lançar mão de recursos como a pasteurização ou o uso de conservantes químicos.

Utilizando peróxido de hidrogênio, esse sistema permite que as grandes quantidades de água antes utilizadas sejam poupadas e foi criado o conceito de mini isolador, onde o ambiente controlado se restringe apenas à área onde a bebida é exposta durante o enchimento, reduzindo-se assim o ambiente controlado de 65 m3 para apenas 15 m3. Isto pode representar uma economia, em comparação aos outros sistemas, de até 60% dos custos.

Embalagens

A SIG Combibloc apresentou sistemas de envase de embalagens cartonadas, que oferecem designs diferenciados e diversidade de formatos. Sua grande flexibilidade permite envasar produtos em uma mesma linha, com pouco tempo de ajuste.(www.sigcombibloc.com).

Novo cozinhador interno para cervejarias

A empresa Steinecker (Grupo Krones) mostrou o novo sistema de cozimento interno que apresenta uma série de vantagens quando comparado com os sistemas internos de fervura clássicos: evaporação total de 4 %, ajuste exato da evaporação com o medidor de fluxo mássico de vapor, baixa carga térmica, aumento da estabilidade do sabor da cerveja, aquecimento brando, melhoria acentuada da estabilidade da espuma, nitrogênio coagulável ajustável, sem pulsação e incrustação, evaporação eficiente dos aromas indesejáveis (DMS final de fervura < 20 ppb), tratamento homogêneo do mosto, enorme economia de água, agentes de limpeza e tempo (até 80%), aumento de produtividade de até 5 % pelo aumento dos intervalos de limpeza, fácil adaptação. (www.steinecker.com)

Filmes para embalagem

Filmes esticáveis (stretch) e termocontráteis (shrink) foram apresentados pela Plastseven (www.plastseven.com.br). Os filmes esticáveis são utilizados para a embalagem e unitização de cargas paletizadas, também protegendo a carga contra violação, poeira e umidade. Os filmes termocontráteis servem para compactar e unitizar pequenos volumes como garrafas, latas, caixas etc.

Linhas de envasamento completas

A Sympak apresentou linhas completas para o envasamento em latas e garrafas de bebidas (água, refrigerantes, cerveja, vinho, sucos, bebidas isotônicas, bebidas lácteas e destilados). (www.sbc-sympak.com)

Para o enchimento de embalagens PET, a Procomac (vendas@procomac.com.br) mostrou um monobloco flexível de envase, onde o rinser está acoplado à enchedora, dentro de uma construção ao redor da máquina, composta de uma janela frontal deslizante e painéis laterais adaptáveis ao perfil das diversas configurações.

Inspeção de latas

Inspetores de latas para linhas de pequena capacidade (30 a 50 latas por minuto) são produtos da Lanico, empresa que forneceu mais de 100 mil equipamentos para indústrias fabricantes de bebidas e latas. A construção do equipamento é completamente em aço inox e suas características permitem que se troquem os conjuntos de adaptação para latas de diferentes tamanhos em menos de 10 minutos (diâmetro) e 2 minutos (altura). (www.lanico.de)

Lubrificantes especiais

São utilizados em indústrias de alimentos e bebidas, onde os ambientes são agressivos e existe alta umidade. Os lubrificantes devem ser atóxicos. (www.grax.com.br)

Bombas dosadoras e centrífugas

Bombas dosadoras de membrana microprocessadas com Profibus, geradores de ozônio e dióxido de cloro, preparadores de polímeros, osmose reversa e outros equipamentos fabricados sob medida para necessidades específicas de cada cliente foram apresentados pela Prominent Brasil Ltda. (www.prominent.com.br)

Bombas centrífugas sanitárias (com vazões entre 1 m3/h e 300 m3/h) e sistemas de combate a incêndios constituídos de três conjuntos de moto-bombas, sendo dois elétricos e um a diesel, foram apresentados pela FB Bombas (www.fbbombas.com.br).

Filtros

Filtros tipo cartucho para a filtração de ar comprimido, gases e líquidos, com carcaças em aço inox e plástico, foram apresentados pela Microfilter (www.microfilter.com.br)

Ímãs

A empresa New Ímãs (www.newimas.com.br) apresentou linha completa de ímãs aplicados em indústrias de alimentos e bebidas. A linha compreende: grades magnéticas para retenção de partículas ferrometálicas de materiais em pó em queda livre, como grãos e outros, filtros magnéticos para líquidos transportados por tubulações de processo, também podendo ser aplicados em processos CIP e placas magnéticas para a remoção de partículas ferrometálicas grosseiras em dutos de descarga ou esteiras transportadoras.

Acessórios para pneumática

A linha para automação pneumática de indústrias da Festo (www.festo.com.br) abrange cilindros/atuadores pneumáticos, válvulas, unidades de tratamento de ar (filtros, drenos, secadores etc), terminais de válvulas, sensores, pressostatos, controladores programáveis, conexões e engates, tubos e mangueiras, sistemas de manipulação, servo posicionamento e elementos especiais (sistemas de comando, alimentadores pneumáticos, sistemas de visão, e mesas giratórias).

Sistemas para armazenagem e transporte

Sistemas para dosagem e pesagem, silos e sistemas de transporte pneumático para indústrias de alimentos e bebidas foram apresentados pela Azo (www.azo.de).

A feira mostrou, em parceria com a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), o "Universo da Embalagem", onde agrupou seus comitês de design, exportação e meio ambiente. A ABRE promoveu também a votação popular do Prêmio Abre de Design & Embalagem, no qual concorreram 180 trabalhos.

Durante a Fispal Tecnologia foi apresentado o Laboratório Fispal de Controle de Qualidade, em parceria com o Grupo Vidy, onde se pôde ter acesso aos mais modernos equipamentos de análise, transformação, refrigeração, transporte e armazenagem para o setor alimentício. Atualmente o laboratório de controle de qualidade é visto como um gerador de negócios e não mais como um centro de custos.

Referências
- Catálogos de expositores
- Newsletter Fispal

Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre Cervejeiro e Consultor - www.cervesia.com.br