O colecionador

Ao redor do tema cerveja formam-se várias coleções ao redor do mundo. Essas coleções abrangem os rótulos, copos e canecos, bolachas, garrafas e latas de cerveja, quadros, estatuetas, miniaturas de máquinas e equipamentos e muito mais.

Garrafas e Latas

As garrafas utilizadas para envasar cerveja geralmente são de vidro de cor âmbar, que visa proteger a cerveja dos raios de luz, tanto do sol como de luz artificial (a luz é prejudicial à vida útil da cerveja). As formas e volumes variam de país para país.

Muitas garrafas possuem tampas que podem ser fechadas novamente (rosca ou fechos de cerâmica). Algumas cervejarias (da Bélgica, por exemplo), adotam garrafas de cerâmica, com fecho do mesmo material.

As latas são geralmente fabricadas em alumínio e o volume varia entre 150 ml e 5 litros. As formas variam pouco de fabricante para fabricante, de modo que existe uma uniformização no visual.

Copos e Canecos

Cada tipo de cerveja (Pilsen, Ale, Stout, Bock, Weissbier etc) possui um tipo de copo adequado para o seu consumo. Os copos apropriados para cerveja de trigo (Weissbier) possuem capacidades de 500 ml, com corpo alto e boca larga. As cervejas Pilsen ou Lager necessitam de copos tipo tulipa, com o corpo mais largo que a boca.

Cervejas do tipo Berliner Weisse pedem copos baixos e diâmetros grandes. Essas cervejas, como possuem fermentação lática, são acrescidas de xaropes de frutas (groselha, por exemplo), de modo que fiquem mais agradáveis ao paladar.

A maioria dos copos utilizados em outros países possui uma marca de volume cerca de 30 mm abaixo da borda, de modo que os consumidores possam observar o volume neles contido.

Os canecos de cerveja são em vidro e cerâmica e alguns possuem tampas em estanho. Sua decoração pode variar da mais simples, com aplicação da logomarca da cervejaria, até copos com desenhos ou esculturas extremamente elaborados e complexos.

Bolachas

As bolachas variam em forma e tamanho e não visam apenas aparar a cerveja que transborda do copo ou a condensação da umidade. Elas representam um espaço extra para a mídia da cervejaria ou cerveja.

 

Texto por: Matthias Rembert Reinold
Mestre Cervejeiro Diplomado