Como a Das Bier, uma das melhores cervejarias artesanais de Santa Catarina, controla sua produção com iPhones, Macs e iPads

A catarinense Das Bier é uma empresa jovem que vem crescendo tão rápido quanto levedo de cerveja em tanque de fermentação. Criada em 2006 pelo clã Schmitt, tradicional família alemã radicada em Santa Catarina, a cervejaria artesanal nasceu sob a ideia de produzir bom chope para fornecimento a pontos turísticos e consumo em sua sede de fazenda – um casarão centenário construído por Antonio Bernardo Haendchen, pioneiro de Belchior Alto, na localidade de Gaspar, que hoje soma 55 mil habitantes e faz fronteira com os mais belos parques aquáticos do Estado.

Hoje a Das Bier figura entre as maiores cervejarias artesanais do Estado – sua produção mensal passa dos 20 mil litros de chope, contra 4 mil na época da fundação – com a ajuda do uso intensivo de tecnologia digital. O sistema de gestão da empresa foge do que poderia ser chamado de "convencional" na TI corporativa: ela se baseia em uso intensivo de iPhone, iPad e computadores Mac.

Todos os dados da empresa – desde o gerenciamento de produção de chope Pilsen, Natural, Braunes Ales, Weizen e Pale Ale até o comando de finanças, estoque, pagamentos e recebimentos – estão sob controle de um sistema de gestão empresarial (ERP) criado com tecnologia da FileMaker, subsidiária da Apple que fornece um ambiente de desenvolvimento para colocar ferramentas sofisticadas de controle de negócios em dispositivos móveis ligados virtualmente a redes de computadores.

Segundo a empresa, "dessa maneira o chope contém um sabor tipicamente Apple".

Salto de performance

A mudança da gestão digital que acelerou o crescimento da companhia começou em 2013. No período, por conta da expansão da produção e do consequente aumento do fluxo de dados gerenciais que precisavam ser integrados para agilizar o trabalho da equipe, a Das Bier decidiu investir em um software de gestão, mas escolheu o processo "sob medida" para casar com o formato único da sua operação.

A solução de gestão integrada foi criada pela HiMaker, uma desenvolvedora de software especializada em FileMaker. "O resultado cresceu lépido", diz Henrique Bilbao, CEO da empresa. "O ERP Das Bier foi implantado em apenas dois meses e desde fevereiro de 2014 gerencia todos os dados internos da cervejaria."

"Foi um divisor de águas", afirma Leandro de Oliveira Schmitt, Gerente Financeiro da Das Bier. "Antes, o trabalho da área administrativa era em Excel e sem integração entre as pessoas da equipe. Com o ERP unificamos tudo: temos uma visão geral da empresa a qualquer instante, o que permite tomar decisões com rapidez e sem receio."

Lagoas de peixes

O sistema também controla lagoas de produção de peixes, uma das exigências da Das Bier. A empresa cria peixes e constantemente precisa avaliar custos de produção, acompanhando o crescimento para ajustar quantidade de ração e destinação. O software é, por fim, integrado ao sistema de delivery.

"É impressionante o que a gente tem de mobilidade e acesso seguro a informações", diz Schmitt. "Nosso pessoal de administração – e eu fico feliz de fazer parte da turma – pode cuidar do negócio via smartphone ou iPad, mesmo longe da fábrica, o que mudou totalmente a forma de trabalhar. É uma maravilha."

Schmitt celebra a forma como a tecnologia digital mexeu com seus negócios. "Superou as expectativas", diz o executivo. Segundo ele, o ERP FileMaker tem feito o negócio Das Bier "melhorar a cada dia" por conta não só do sistema, mas "da nova forma de trabalhar" que ele levou à ancestral fazenda catarinense: "Ficamos mais modernos, mais dinâmicos, mais automatizados."

"Sobra um tempinho pra tomar um gelado de vez em quando", ri Schmitt.

Fonte: macworldbrasil.com.br - 18/08/2014