Sistemas de ar para secagem de latas e garrafas após envasamento

 

Os sistemas de ar comprimido convencionais têm o objetivo de gerar ar a alta pressão e baixa vazão. A secagem por ar necessita de volumes elevados de ar limpo a baixa pressão. Extrair grandes volumes de ar de sistemas de alta pressão provoca queda de pressão na rede, o que prejudica a performance, de modo que a eficiência da secagem é variável.

Sistemas especializados para fornecimento de ar a elevados volumes e velocidade são concebidos para operação de uso contínuo e econômico.

As aplicações típicas na cervejaria são as linhas de envasamento de garrafas e latas. Latas com a superfície úmida provocam falhas no empacotamento; permitem o aparecimento de manchas; provocam falhas na identificação por codificadora jato de tinta; a umidade pode provocar corrosão nas latas, em um período de estocagem de seis a oito semanas, ou até permitem a proliferação de microrganismos. Garrafas com retenção de umidade na região da rolha metálica estão sujeitas à oxidação, ainda mais quando são embaladas em filmes plásticos. Mesmo garrafas de cerveja não pasteurizada precisam ser secas adequadamente antes da aplicação dos rótulos.

 


Sistema Sonic de secagem de latas após envase

O sistema é um método sem contato para remoção de líquidos ou partículas de um produto durante o processo de produção, utilizando ar a baixa pressão e alta velocidade. Algumas das vantagens significantes são:

- Economia de energia de até 75%, comparado com sistemas de ar comprimido;
- Velocidade do ar de 15.000 a 35.000 pés/minuto;
- Volume de ar de 1.600 a 3.800 metros cúbicos/hora;
- Manutenção extremamente baixa;
- O calor natural da compressão do ar auxilia na secagem;
- Pode se adaptar a uma grande variedade de aplicações e capacidades de produção;
- É facilmente integrado a linhas de envasamento existentes;
- Opções de vários materiais de construção;
- Desenho compacto;
- Não há oscilações na pressão do ar;
- Pode ser adaptado para recirculação de ar e capacidade adicional de secagem.


Acessórios do sistema de ar Sonic

O sistema de secagem por ar é simples como um soprador centrífugo conectado a um difusor tipo faca, ou pode incorporar múltiplos difusores-faca e um ou mais arranjos opcionais de acessórios, dependendo da necessidade.

Os acessórios incluem: bocais, filtros, silenciosos de filtros, filtros especiais, válvulas, suportes e todas as fixações necessárias. Os sistemas são dimensionados para as necessidades específicas de cada cliente e atendem desde os ventiladores até sistemas completos “turn-key”.

Contato: vendas@fluidtechdobrasil.com.br

Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre Cervejeiro Diplomado