7 palestras do TED essenciais para empreendedores

O mundo dos negócios está sempre em evolução e os empreendedores devem ficar atentos às novas tendências de gestão e estratégia que surgem por aí. Afinal, as novas ideias são fruto de reflexões e melhorias sobre o que veio antes.

Por isso, separamos sete palestras do TED essenciais para empreendedores ligados com o que há de mais novo no mundo dos negócios.

Dentre os vídeos, há, por exemplo, a palestra do empresário brasileiro Ricardo Semler, defensor de um modelo de gestão com pouquíssimas regras e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Há também a apresentação da professora de Harvard Linda Hill sobre a importância de dar vazão ao potencial criativo de sua equipe – e como fazê-lo no dia a dia.

As palestras fazem parte da lista do TED denominada “Como comandar uma empresa como um visionário”. Veja abaixo:

1 – Como gerir uma empresa com (quase) nenhuma regra

Nesta palestra, o empresário brasileiro Ricardo Semler fala sobre um modelo radicalmente democrático de gestão, que reconhece a sabedoria dos funcionários e promove o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

2 – Por que a melhor contratação pode não ter o melhor currículo

Se você puder escolher entre contratar alguém com o currículo perfeito ou alguém que superou dificuldades na vida, quem escolheria? Nesta palestra, a especialista em direitos humanos Regina Hartley fala sobre o tema. Como alguém que cresceu num ambiente adverso, Hartley sabe que pessoas com o mesmo histórico são persistentes.

3 – Você é um doador ou um tomador?

Segundo o psicólogo organizacional Adam Grant, num ambiente de trabalho existem basicamente dois tipos de pessoas: doadores e tomadores. A partir disso, nesta palestra ele apresenta uma estratégia simples para que a sua empresa torne-se um local de solidariedade e para evitar que os “tomadores” fiquem com mais do que deveriam.

4 – Como gerenciar a criatividade coletiva

Você aproveita todo o potencial criativo da sua equipe no dia a dia? Para a grande maioria dos empreendedores, a resposta é não. Nesta palestra, a professora de Harvard Linda Hill, co-autora do livro “Collective Genius” (Gênio Coletivo), fala sobre seus estudos a respeito de algumas das empresas mais criativas do mundo e das ferramentas que ela identificou para manter as ideias em movimento no seu negócio.

5 – Por que você deveria saber quanto seus colegas ganham?

Os salários na sua empresa são uma informação aberta ou um tabu? Nesta palestra, o pesquisador de gestão David Burkus questiona a cultura pela qual os salários são assunto confidencial numa organização. Segundo ele, divulgar essa informação é benéfico para funcionários, empresas e para toda a sociedade.

 6 – Como gerar lucro e fazer a diferença no mundo

É possível que o mercado global de capitais torne-se um agente catalisador de mudanças sociais? Para a especialista em investimento Audrey Choi, sim, é possível. Ela lembra que as pessoas físicas são donas de quase metade do capital global, o que dá a elas o poder de fazer a diferença ao investir em empresas preocupadas com valores sociais e sustentabilidade.

7 – Como criar um negócio que dure 100 anos

Se você quer criar um negócio duradouro, o melhor lugar para buscar inspiração é o seu próprio sistema imunológico. É o que defende o especialista em estratégia Martin Reeves. Nesta palestra, ele explica como os princípios de sobrevivência de um organismo vivo podem ajudar o seu negócio a ir mais longe.

Fonte: Exame.com - 01/08/2017