5 coisas que você precisa fazer para divulgar sua cerveja

Você trabalhou bastante para conseguir transformar em realidade o sonho de fazer e vender uma cerveja artesanal. Logo ela estará pronta para vender, e por mais genial que seja sua cerveja, garanto que essa é uma das etapas mais complicadas, principalmente no começo.

O novo e desconhecido atraem curiosos, mas para realizar a compra o consumidor precisa sentir um mínimo de confiança que aquele produto vale ser provado. A indicação dos amigos é a melhor publicidade, mas existem algumas coisas que são a base para divulgar qualquer produto. Estar na mídia, por exemplo, é uma delas. Ter bons vendedores também. Mas, muito antes disso, é preciso estar atento aos detalhes.

Faça uma pesquisa sobre o rótulo

divulgar sua cerveja rótulo

Partindo da premissa que você já fez um primeiro rótulo definindo o nome e arte que estará estampada na sua cerveja. Apesar do conteúdo, em tese, ser o mais importante, é pelo rótulo que muitas pessoas formulam suas primeiras impressões e tomam a decisão de compra. É ele também vai gerar mídia espontânea nas redes sociais, quando o pessoal tira foto da garrafa. Caso ainda não tenha impresso, consulte alguns profissionais da cerveja para saber o que eles acham. Mostre também para alguns consumidores, para algum amigo da área de comunicação e design. Às vezes gostamos muito de um resultado que o nosso público pode não gostar, ou pior, nem reparar.

Quem tiver uma verba vale investir em uma pesquisa de aceitação de público antes de imprimir a arte e verificar com mais precisão se a mensagem condiz com o que você imaginava.

Coloque informações relevantes no rótulo

A lei brasileira exige que uma série de informações sobre o produto estejam no rótulo. São várias as regras (consulte no site do Inmetro) e todas elas precisam ser seguidas, pois seu rótulo vai ter que ser aprovado pelo MAPA para liberar o registro da cerveja. O rótulo é o seu meio de comunicação direto com o consumidor, então aproveite para descrever o produto como se estivesse explicando para uma pessoa que nunca tomou uma cerveja artesanal. Por isso não seja muito técnico, faça uma análise sensorial direta. Evite abusar de adjetivos que não informam nada. Destaque características importantes e se tiver espaço, conte um pouco da sua história.
Mesmo que vá trabalhar apenas com chope é importante ter um rótulo para cada cerveja produzida e já vamos explicar o porquê.

Descreva sua cerveja com detalhes

Faça uma análise sensorial e descreva tudo que a sua cerveja entrega no nariz, na boca e no retrogosto. Tenha também a descrição do rótulo de uma maneira que mesmo os leigos consigam entender, ressaltando as qualidades e características mais importantes. Conte sobre como foi feita, os ingredientes utilizados, tenha uma parte técnica também descrita. É um rótulo premiado em concurso? Conte isso!

Tenha fotos profissionais da cerveja

divulgar sua cerveja boas fotos

Créditos: Lee Morris – How To Photograph a Beer Bottle

Aquela foto bacana que você fez com seu celular da garrafa e o copo pode ter ficado ótima no seu Instagram, mas não tem qualidade suficiente quando for divulgar na imprensa, colocar no site. Por isso, é fundamental você pedir para o designer fazer um mockup da garrafa quando está em fase de lançamento, e mais tarde produzir algumas fotos com um fotógrafo profissional. Imagens em alta resolução, com fundo branco ou transparente, são muito úteis para serem anexadas em cardápios, catálogos, futuros flyers de eventos e impressos em geral. Fotos bem produzidas são boas para serem veiculadas em sites especializados e páginas do Facebook dos estabelecimentos que estão vendendo seu produto. É a foto bacana que vai deixar um consumidor que nunca viu sua marca com água na boca e sede para buscar. Ah, por isso que mesmo produzindo apenas chopp é importante ter um rótulo, fotos da cerveja no copo, para ilustrar quando algum conteúdo sobre ela for publicado.

Tenha um site realmente informativo

Sim, nós sabemos que vivemos a Era das redes sociais, e que criamos perfis em todas elas para as pessoas comentarem e compartilharem. E que num primeiro momento parece que os sites perderam a relevância, que não são tão necessários assim. Ledo engano, meu querido cervejeiro. Para divulgar sua cerveja com todas as informações que já citamos aqui (incluindo aquela descrição completa citada acima) o site é a melhor ferramenta. É nele que o consumidor, distribuidor, vendedor, jornalista, blogueiro, ponto de venda vai entrar através do Google e buscar saber mais sobre a marca, outros rótulos, checar informações técnicas, fotos, logo, contato… Por isso invista em algo bem feito, completo e que seja um atrativo para sua marca. Não crie uma página só para dizer que tem uma, coloque pelo menos o básico e faça planos para incrementá-la com o tempo.

Atualize seus perfis nas redes sociais

Atualização do perfil da cervejaria mostra que ela está viva e produzindo. Um perfil desatualizado há muito tempo pode passar a ideia do abandono, que talvez não exista mais. Desfrute dos recursos para postar lançamentos, eventos, por trás dos bastidores e tudo que puder aproximar seu público e divulgar sua cerveja. Não precisa ser algo frenético – o excesso também não é legal – mas pelo uma vez na semana crie algum conteúdo para colocar lá. E não esqueça de preencher os dados de contato dos perfis! Vocês não imaginam quantas vezes já nos deparamos com páginas no Facebook que não tinham nada no campo “sobre”.

Claro, esse é básico do básico para começar a divulgar sua cerveja. Sabemos que no mercado artesanal as empresas são pequenas, com poucos recursos e focam apenas no líquido, deixando todo o resto um pouco de lado. Investir na imagem e realmente informar seu público é necessário para se tornar conhecido e vender mais. Já pensou em fazer uma consultoria para saber o que mais é possível fazer para melhorar a imagem, ou até mesmo construir uma, para sua cerveja? Entre em contato com o BarDoCelso.com pelo nosso //bardocelso.com/5-coisas-que-voce-precisa-fazer-para-divulgar-sua-cerveja/contato@bardocelso.com">email e veja nossos pacotes de serviços.

Fonte: Bar do Celso – 29/06/2017