Aprenda a harmonizar a cerveja ideal com os pratos das ceias de fim de ano

BLUMENAU (SC) – As festas de fim de ano reservam um cardápio variado. Pernil, Peru, Chester, Panetone e outros doces fazem parte do banquete para as ceias de Natal e Ano Novo. Para tornar o jantar ainda mais especial não há nada melhor do que acompanhar os pratos com uma boa cerveja. O sommelier da Escola Superior de Cerveja e Malte, Fernando Bastos, dá dicas para harmonizar as refeições com os tipos ideais da bebida.

Cervesia - Harmonização Ceia

Pernil ao molho de laranja – Na sua ceia não falta um Pernil? A sugestão é acompanhar o prato com uma cerveja de estilo belga Strong Golden Ale. O sommelier explica que, por ser uma carne forte e gordurosa, ela permite que a bebida seja mais adocicada e com alto teor alcoólico, que tornam o prato mais equilibrado. Fernando sugere a cerveja Achel Trappist Blond 8, da Bélgica. "As notas cítricas da cerveja harmonizam por semelhança com o molho de laranja e o adocicado da bebida por contraste com o sal e gordura da carne, tornando o conjunto incrivelmente equilibrado", acrescenta.

Peru ao molho de manjericão – A tradicional refeição desta época do ano pede uma cerveja do tipo Weizen, que é elaborada com maltes de trigo e cevada e possui notas de banana e cravo. O sommelier explica que o prato é muito suave e combina com a bebida leve e refrescante. A dica é a Weihenstephaner Vitus, da Bélgica. "Apesar de seu teor alcoólico um pouco elevado, cerca de 7,7%, é bastante equilibrada e fácil de beber, tornando a harmonização suave e interessante".

Chester ao molho de queijo – Essa é uma harmonização ousada. O chester é um prato suave, que com o molho se torna um pouco mais intenso e salgado. A harmonização pode ser feita com uma cerveja tipo Strong Dark Ale. Fernando sugere a belga Delirium Noel, bebida elaborada para esta época do ano, que possui notas adocicadas e frutas vermelhas com teor alcoólico de 10%. "Harmoniza por contraste as notas de frutas vermelhas da cerveja com o sal advindo do queijo. E também harmoniza por ser um prato típico do natal", acrescenta o sommelier.

Dezembro2014-Gastronomia-HarmonizacaoCeia02

Frutas Secas – O prato típico das festas de fim de ano combina mesmo com uma bebida do estilo Strong Golden Ale – não é ao contrário e repete mesmo?. A sugestão do especialista é escolher a Duvel, uma famosa cerveja belga, que possui no aroma notas de frutas cristalizadas, cítricas e toques herbáceos. "O álcool é bem inserido, possui alta carbonatação, tornando-a equilibrada e com ótimo drinkability".

Panetone – No mês de dezembro se torna praticamente impossível não encontrar este pão nos mercados ou nas casas. Mas se engana quem pensa que ele não combina com a bebida paixão dos brasileiros. Os interessados em experimentar esta harmonização podem degustar uma cerveja estilo Fruit Beer. Para o Fernando, a bebida ideal é Delirium Red, da Bélgica. "Esta cerveja traz notas de frutas vermelhas, como morango e framboesa. É uma excelente opção para harmonizar com o panetone", afirma.

Pavê de chocolate – Para a refeição ficar completa, toda ceia tem que encerrar com uma sobremesa. Para combinar com o chocolate, a opção é utilizar uma cerveja estilo Sweet Stout. Fernando conta que é válido provar a harmonização do prato com a bebida inglesa Young's Double Chocolate Stout, que conta com o doce na sua composição. "No aroma e sabor notamos a presença de café, caramelo e toffe. Mas o que realmente predomina é o chocolate. Harmoniza perfeitamente com o prato escolhido".

Rabanada – A tradição da ceia de fim de ano também pode ser acompanhada por cerveja. A sugestão é optar pelo tipo Belgian Dubbel, como a La Trappe Dubbel, da Holanda. O sommelier conta que a cerveja possui notas de malte tostado, um certo frutado e chocolate amargo. "É uma cerveja de corpo médio/alto, com leve amargor. Sua doçura equilibrada harmoniza com o prato escolhido", finaliza.

Fonte: Oficina das Palavras | Por Martha Kienast, com informações de Escola Superior de Cerveja & Malte – 18/12/2014