Brownie de pistache com cerveja artesanal: combina sim

Chef Lucas Luchini, da Dortmund Bier, ensina a receita da sobremesa rápida e fácil e ideal para se degustar com uma Stout

Com a aproximação da Páscoa, o chocolate torna-se o protagonista dos desejos de boa parte da população. Por isso, o Chef Lucas Lucini, da cervejaria artesanal Dortmund Bier, ensina o passo a passo da receita de brownie de pistache e como harmonizá-lo com uma cerveja artesanal para aproveitar o máximo de sabor.

“O estilo Stout é marcado pelas notas de caramelo e cacau, combinando perfeitamente com o chocolate por conta dos sabores tostados que lembram café. Isso acontece porque os sabores se equivalem e proporcionam uma ótima sensação no paladar. Desta forma, a Nostradamus, que é uma Stout profundamente escura, com notas de café, toffee e chocolate harmoniza de maneira singular com brownie”, explica o Chef da Dortmund Bier.

Confira o passo a passo da receita para oito porções:

 

Brownie de Pistache

Ingredientes

200 g de chocolate 70%

100 g de manteiga sem sal

120 g de açúcar refinado

50 g de cacau em pó

100 g de farinha de trigo

3 ovos batidos até ficar esbranquiçado e volumoso

100 g de pistache triturado grosseiramente

Modo de preparo

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Acrescente aos poucos o açúcar, o cacau, a farinha de trigo, os ovos e o pistache. Mexa até ter uma massa homogênea. Unte uma assadeira de bolo inglês e asse no forno a 170ºC por 25 minutos. Espere esfriar, corte pedaços de aproximadamente dois cm e sirva com sorvete acompanhado do rótulo Nostradamus.

Sobre a cervejaria artesanal Dortmund Bier

Fundada em 2011 no circuito das Águas Paulistas, em Serra Negra, a cervejaria Dortmund Bier surgiu para satisfazer até os mais exigentes apreciadores de cervejas artesanais. Com equipamentos de última geração, utilizando as mais tradicionais técnicas cervejeiras e uma seleção rigorosa dos ingredientes possui oito rótulos fixos em seu portfólio. Além das cervejas em parceria com as bandas Matanza e Ratos de Porão, com o chef Henrique Fogaça e com músico e apresentador João Gordo.

Fonte: Cervejaria Dortmund, por Laís Cavassana da RS Press - 23/02/2016