Chef curitibano lança projeto que alia gastronomia e cervejas artesanais

IMG 3840Ceviche Gose

Sempre atendo as tendências mundiais, o chef e Sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, proprietário do Boteco Simples Assim e supervisor do curso de Beer Sommelier do Centro Europeu, acaba de lançar um novo projeto o “Eat Beer”, na cidade de Curitiba. A ideia surgiu depois algumas viagens pela Europa e Estados Unidos, onde o uso de cervejas em pratos típicos é muito comum.

“O uso da cerveja no preparo de receitas é muito comum na Bélgica, como a bebida sempre existiu em excesso, eles tinham que utilizá-la em algo. Quando fui para os Estados Unidos, vi que eles também estão começando a usar bastante as cervejas artesanais em receitas”, explica o profissional. De volta ao Brasil, o chef quis aderir à ideia e adaptar a utilização das cervejas artesanais aos seus pratos.

Ultimate Burguer

Como se trata de um projeto pioneiro no Brasil, De Rosso começou a fazer essas experiências nos seus próprios pratos. As cervejas artesanais têm sabores e aromas especiais, tendo muito a oferecer se usada da maneira adequada nas receitas. “Cada estilo de cerveja requer um tipo de preparação. As bem lupuladas, por exemplo, só devem ser usadas em preparações frias, por quando colocadas no fogo vão perder o aroma, deixando somente o amargor no preparo”, comenta o chef.

A diferença entre a cerveja e outros estilos de bebida, como o vinho, está no leque de estilos, já que ela oferece uma variedade maior de sabores aos pratos. “Vale lembrar, que quando acrescentamos bebidas às preparações, elas dão um toque especial, não devemos esperar sentir só a cerveja, se isso acontecer, algo está errado no modo de preparo, o objetivo da cerveja é realçar o prato e não ao contrário”, comenta.

O “Eat Beer” tem como objetivo sair da tradicional “cerveja preta em carne de panela”, provando que as cervejas podem ser usadas nos mais diversos preparos, até mesmo em sobremesas. O chef está elaborando uma seção especial no cardápio com os pratos que levam cerveja artesanal. Os pratos especiais serão alterados semanalmente. No mês de março, as opções são: Ultimate Beer Burguer – Hambúrguer de costela grelhada acompanhado por cebola caramelizada na cerveja La Trappe Quadrupel, Maionese de Perigosa Bodebrown, Bacon crocante, Picles e Muçarela; Salmon Wit – Sanduíche feito com pão australiano servido com salmão curado na cerveja Witbier da Way Beer, cream cheese, tomate cereja, cebola roxa e rúcula; Ceviche GOSE – filé de tilápia marinado no leite de tigre especial com cerveja Gose, batata doce roxa e banana da terra; e Porção de Amendoim Doce na Atomga Bodebrown – amendoim açucarado com toque de Atomga Bodebrown. Os clientes ainda poderão escolher as melhores combinações através de votação no Facebook do estabelecimento sempre no final de cada mês, para que a partir daí o cardápio definitivo seja montado.

O Simples Assim fica na Rua Ângelo Sampaio nº 1671, no bairro Batel. A casa funciona de terça a quinta, das 18h às 0h30; e nas sextas e sábados, das 18h às 1h30. De quinta a sábado o espaço ganha ainda mais movimento com música ao vivo. Mais informações no site www.simplesassimboteco.com.br.

Fonte: Me Gusta Curitiba -  07/03/2017