3 harmonizações de cerveja com chocolate

É difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos uma das variedades de chocolate. E não é por menos! Esta iguaria adocicada e amarga, que tem sua origem lá nas civilizações pré-colombianas, foi transmitida aos europeus através das grandes navegações do século XVI e de lá se popularizou pelo mundo.

Chocolate é uma delícia e, acredite, fica ainda melhor quando combinado com boas cervejas. Confira aqui três dicas de harmonizações de cerveja com chocolate para você provar!

harmonizacoes de cerveja com chocolate

Harmonização de cervejas com chocolate

Combinar cervejas com chocolate, para quem nunca provou, pode parecer algo estranho. Mas estes alimentos têm mais semelhanças do que se imagina!

harmonizacoes de cerveja com chocolate youngs double chocolate stout

Ambos são produtos fermentados. A base do chocolate é a amêndoa do cacau, que é fermentada, tostada e moída, para então ser misturada com os demais ingredientes.

Ambos equilibram dulçor e amargor, em diferentes proporções e intensidades, conforme a variedade.

Acima de tudo, ambos são muito versáteis em termos gastronômicos. É possível utilizá-los em qualquer etapa de um menu, da entrada à sobremesa.

Além disso, é possível adicionar os ingredientes mais diversos em suas composições e inclusive combiná-los entre si. Um bom exemplo disso é a Young’s Double Chocolate Stout (foto ao lado), que tem chocolate amargo adicionado em sua receita. Ou mesmo a nossa Belgian Tripel Chocolate, que fizemos em colaboração com o chocolatier e cervejeiro norteamericano Pete Slosberg, que conta com adição de cacau em pó, cacau em nibs, favas de baunilha e raspas de laranja.

Assim como acontece com as cervejas, cada variedade de chocolate tem aromas, gostos e texturas diferentes. Então cada tipo de chocolate vai combinar melhor com alguns estilos específicos de cerveja. Confira abaixo algumas possibilidades.

1. Harmonização de cerveja com chocolate branco

harmonizacoes de cerveja com chocolate brancoComeçamos com a variedade mais doce e de textura mais macia entre os chocolates: o chocolate branco, produzido apenas com manteiga de cacau, derivados do leite, essência de baunilha e açúcar. Por não ser produzido a partir das amêndoas do cacau fermentadas e tostadas, como as demais variedades, o chocolate branco não tem amargor perceptível.

Para harmonizar perfeitamente com chocolate branco, uma boa pedida são as Fruit Beer, especialmente se for uma cerveja com adição de frutas vermelhas, como a Floris Kriek. Esta cerveja belga conta com cerejas em sua receita, que complementam os sabores de manteiga de cacau e leite do chocolate.

Outros estilos que harmonizam com chocolate branco: Fruit LambicStout ou Porter – estas duas últimas, quando combinadas com o chocolate branco, geram um terceiro sabor na boca, que lembra doce de leite. Hmmm…

 

2. Harmonização de cerveja com chocolate ao leite

harmonizacoes de cerveja com chocolate ao leite

O tipo de chocolate mais popular no Brasil! O chocolate ao leite equilibra o amargor das amêndoas de cacau (em torno de 30% a 40% da receita) com os derivados de leite e açúcar, o que resulta em um paladar adocicado, porém equilibrado, com textura firme.

Entre as cervejas que combinam com chocolate ao leite estão as de perfil torrado, com médio corpo e médio amargor. Aqui escolhemos a SUD Oatmeal Stout.

Outros estilos que harmonizam com chocolate ao leite: Porter, Bock, Dubbel.

 

 

 

3. Harmonização de cerveja com chocolate amargo

harmonizacoes de cerveja com chocolate amargoFinalizamos a lista com a variedade mais intensa de chocolate, o chocolate amargo. Como o nome já diz, este tipo de chocolate tem amargor mais pronunciado, devido à maior proporção de cacau com relação aos demais ingredientes. Pelo mesmo motivo, este é também o tipo de chocolate mais escuro e com textura mais sólida. Alguns chegam a ter mais de 80% de cacau e são quebradiços como vidro!

Para combinar com chocolates amargor, nada melhor que cervejas com perfil de torrefação e intensidade de aromas, corpo e amargor. Um ótimo exemplo é a Tupiniquim Monjolo Floresta Negra, uma Imperial Porter com adição de cacau e framboesas em sua receita, que combina tanto por semelhança – a cerveja tem intensos aromas e gostos achocolatados, similar ao sabor do chocolate amargo –, quanto por contraste, devido à adição da fruta, que é a cereja, ops!, a framboesa do bolo.

Outros estilos que harmonizam com chocolate amargo: Belgian Dark Strong Ale, Wood-Aged Beer, Imperial Stout.

 

Fonte: Mestre-cervejeiro.com – 13/04/2017