Bolo de chocolate harmonizado com cerveja? sim, no bairro do Avillez

Um bolo de chocolate levemente aquecido acompanhado de uma cerveja fresca, castanha e cremosa, com aroma a malte, chocolate, alfarroba e fumado ligeiro. Parece inusitado? Mas não é! Esta é uma das propostas que até 12 de maio pode degustar no restaurante Bairro do Avillez, em Lisboa.

Bairro do Avillez Super Bock Seleccao 1927 Munich Dunkel e Bolo de Chocolate do Bairro 750x500

Chama-se ‘Menu Cervejeiro’ e é composto por várias propostas gastronómicas pensadas pelo chef José Avillez harmonizadas com quatro cervejas da linha Super Bock Selecção 1927, escolhidas pela beer sommelière da Unicer e pelo sommelier do Bairro do Avillez.

O menu, que poderá ser degustado até ao próximo dia 12 de maio no restaurante Bairro do Avillez, em Lisboa, resulta de uma parceria entre o chef José Avillez e a Super Bock Selecção 1927, para reforçar a ligação entre o universo gastronómico e a cerveja.

Para acompanhar as entradas (croquetes de novilho com mostarda e pickes, ceviche de tremoços e queijo da ilha de S. Jorge) a escolha recai na cerveja Seleção 1927 Czech Golden Lager, de sabor rico a malte que oscila entre o doce e o amargo. A bifana de atum com legumes avinagrados é harmonizada com a Bavaria Weiss, de cor amarela clara, com aroma frutado e a cravinho, de sabor suave e refrescante.

Como pratos principais, o Menu Cervejeiro propõe bacalhau com broa e chouriço com creme de cebolada e ainda tiras de porco alentejano grelhadas com batata frita. Ambos são acompanhados pela Bengal Amber IPA, que tem a cor de açafrão da índia, aromas tropicais, frutados e cítricos. Por fim, a combinação que deu título a este artigo: bolo de chocolate da taberna acompanhado de uma Munich Dunkel. Esta, como já dissemos, com aroma a malte, chocolate, alfarroba e fumado ligeiro.

«Não costumo fazer muitas associações, só quando acredito muito na marca», referiu José Avillez na apresentação do menu.

Este faz parte de uma campanha que integra ainda um anúncio publicitário, gravado no restaurante do chef português, que pode ser visto nos meios digitais da marca e, a partir de hoje, na televisão.

As cervejas especiais Super Bock Selecção 1927 são desenvolvidas em pequenos lotes na Casa da Cerveja, onde numa pequena unidade de produção independente são idealizadas e moldadas pela experiência dos mestres cervejeiros da Unicer, recorrendo à utilização de matérias-primas nobres. Contando neste momento com quatro cervejas de forma permanente – Munich Dunkel, Bavaria Weiss, Bengal Amber IPA e Czech Golden Lager -, a marca tem igualmente previsto o lançamento de novas edições limitadas.

Fonte: Mood – 13/04/2017