Como harmonizar azeites e cervejas? Aprenda agora!

image proxy

Harmonizar azeites com alimentos tornou-se uma prática comum entre os amantes da gastronomia. E, para escolher o prato certo, é importante levar em consideração a similaridade, de modo que o azeite não “roube” o sabor da comida, mas essa prática também vale para as bebidas, por exemplo.

Os azeites oferecem várias possibilidades de combinações, incluindo harmonizações por contraste ou concordância — dependendo do estilo de cada bebida. Combiná-los com cervejas pode ser uma ótima opção. 

Harmonizar azeites e cervejas não é tão simples, mas existem alguns truques que podem fazer toda a diferença e tornar toda a sua experiência gourmet ainda mais agradável.

Quer aprender como harmonizar azeites e cervejas de uma forma equilibrada e deliciosa? Então confira as dicas que selecionamos especialmente para você em nosso post de hoje!

Azeite de oliva extra virgem e cerveja adocicada

Combinar um azeite de oliva extra virgem com cerveja adocicada, sem dúvidas, é uma ótima opção — levando em consideração que esse azeite é mais leve e, também, oferece notas doces e amendoadas. Essas notas tornam-se mais agradáveis na presença de cervejas frutadas, por exemplo.

Por outro lado, vale lembrar que essa harmonização é feita por concordância, considerando que os sabores fazem todo o sentido quando estão juntos no paladar.

Neste caso, a nossa dica é combinar a cerveja Hoegaarden Forbidden Fruit com saladas ou alimentos frios que contenham azeite de oliva extra virgem Arbequina. 

Azeite de oliva extra virgem e cerveja de trigo

Por ser uma opção bem leve, o azeite de oliva extra virgem é a companhia perfeita para cervejas que são mais ácidas e possuem boa carbonatação — como as de trigo.

Note, no entanto, que o segredo dessa harmonização é justamente a combinação de sabores por discordância, ou seja, esses gostos são bem diferentes, e se contrastam durante a degustação.

Se você deseja experimentar essa combinação, recomenda-se optar pela cerveja de trigo Weissbier e o azeite de oliva extra virgem Arbosana, de preferência em saladas do tipo Caprese e Caesar — assim como outras opções que contém queijo de cabra.

Azeite de oliva extra virgem e cerveja amarga

Para obter uma outra deliciosa degustação por contraste, é interessante combinar sabores que se “chocam” — ainda que essa tarefa não seja fácil.

A nossa sugestão da vez é experimentar azeites de oliva extra virgem, naturalmente picantes, com cervejas mais amargas — ou seja, aquelas que possuem um alto teor de lúpulo em sua composição. Nossa sugestão é harmonizar a cerveja Invicta 1000 IBU com frituras que tenham azeite Koroneiki.

Azeite de oliva extra virgem e cerveja escura

As cervejas escuras — em especial as de origem inglesa, como as Porter e Stout — são as mais indicadas para harmonizar com azeite de oliva extra virgem, sendo responsáveis por proporcionar experiências surpreendentes ao nosso paladar.

A nossa dica é combinar o azeite Blend com presunto cru ou com queijos azuis, como o gorgonzola, e em saladas frias de preferência.

Como lhe mostramos, existem várias possibilidades para harmonizar azeites e cervejas, basta escolher qual é a sua preferida e deliciar-se com uma experiência gastronômica única.

Gostou de ler as nossas dicas para harmonizar azeites e cervejas? Conhece outra combinação interessante e gostaria de compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário no post e contribua com a gente!

Fonte: Blog Verde Louro Azeites – 06/09/2017