Prato suíço harmoniza com cerveja estilo austríaco (cerveja Bierland Vienna)


Bierland Vienna
Bierland sugere harmonização com sua cerveja Vienna e Batata Rösti

O conceito de harmonização consiste em complementação de sabores, seja por semelhança, por corte ou contraste. No Brasil tem-se o hábito de levar a mesa vinho para acompanhar os pratos. Porém, a cerveja também desempenha este papel perfeitamente, acompanhando e harmonizando junto aos sabores das refeições. São inúmeras as possibilidades de harmonização com a bebida e é isso que torna esse tema ainda mais interessante.

A Bierland sugere uma cerveja de estilo austríaco com um prato suíço. "Combinamos a Bierland Vienna para acompanhar a Batata Rösti com linguiça Blumenau", explica o biersommelier Paulo Bettiol. A harmonização pode ser experimentada no Bar Bier Villa, em Blumenau (SC).

Paulo explica que a Bierland Vienna tem força para suavizar a gordura, o sabor forte da linguiça Blumenau e do queijo. "É um prato com boa intensidade de gordura que o amargor da cerveja consegue cortá-lo. O sabor residual que fica na boca é levemente amargo, porém com palato limpo, isso ajuda a cada nova garfada parecer a primeira, com sabores intensos da batata e da cerveja", destaca o especialista.

Sobre a cerveja Bierland Vienna

A Bierland Vienna foi desenvolvida com o intuito de reviver o estilo, pois poucas cervejarias no mundo continuam a reproduzi-lo. Tem coloração avermelhada e teor alcoólico de 5,4%. Possui aroma com presença discreta de malte e marcante de lúpulo. No paladar, inicialmente percebe-se suave adocicado proveniente das três variedades de malte, em seguida a generosa porção de lúpulo traz toques cítricos, aliado a pronunciado e agradável amargor.

Confira a receita e modo de preparo do prato

Ingredientes

300 gramas de batata
150 gramas de linguiça Blumenau (tipo Patê)
100 gramas de queijo mussarela
Sal
Pimenta preta

Modo de Preparo

Descasque e pré-cozinhe as batatas em água fervendo por 7 minutos. Aguarde para que elas esfriem, depois, rale as batatas no ralo grosso. Divida o conteúdo em duas partes, uma delas utilize para forrar o fundo da frigideira, que deve ser antiaderente, e em seguida recheie com linguiça Blumenau e queijo mussarela. Cubra o recheio com o restante das batatas raladas. Acerte as beiradas com uma colher, dando uma finalização arredondada. Leve a frigideira ao fogo. Adicione manteiga e deixe fritar até dourar e ficar crocante. Vire a batata para fritar do outro lado e adicione mais manteiga. Quando estiver corada dos dois lados, retire da frigideira e deite sobre papel absorvente para a retirada do excesso de óleo. Sirva ainda quente.

Fonte: Presse Comunicação Empresarial, por Adriana Schimila – 13/01/2012