Cervejas podem ser servidas na ceia; Aprenda a harmonizar

Não são apenas os espumantes que combinam com os pratos servidos na ceia, as cervejas também são boas pedidas para o brinde natalino. Companheira do ano inteiro, a bebida produzida de maneira artesanal apresenta diversos sabores que harmonizam perfeitamente com carnes e sobremesa.

Esse trabalho é feito de três maneiras para influenciar o sabor: pelo corte, pela semelhança e pelo contraste. Na primeira, a bebida é usada para limpar o paladar, enquanto na segunda o objetivo é combinar gostos parecidos, e por último promover uma espécie de embate gastronômico.

O modo de preparo não tem grande peso nesse tipo de harmonização, diferentemente dos molhos que acompanham o prato principal. “Por serem mais caramelados, eles influenciam de maneira que pedem uma cerveja com alto índice de malte”, diz Bruno Martins, beer sommelier do Melograno Empório de Cervejas, de São Paulo.

Chester e peru

Suave, a carne do chester combina bem com cervejas mais refrescantes e leves, do tipo Weiss, que têm aroma maltado, que lembra cereais, e baixo amargor. “Essa característica no sabor corta a papila gustativa para o tempero da ave”, explica. Já o tradicional peru tem a harmonização semelhante, feita com uma adocicada bebida Blond, estilo que conta com notas cítricas e perfume que lembra pera e banana.

Bacalhau

Carregado no sabor, o peixe de origem europeia fica ainda mais suculento com a cerveja do segmento belga Strong Golden. Por ser mais seca, devido às notas frutadas, ela combate o forte gosto do bacalhau, além de contar com mais álcool e gás na composição, fatores importantes para equilibrar o prato.

Pernil

Mais escura, a cerveja da linha Brune é altamente maltada, caramelada, tem aroma de fruta seca e alto teor alcóolico. “Isso faz com que ela agregue valor à carne suína, já que a gordura é cortada pelo álcool”, afirma o beer sommelier.

Bolo de chocolate

Opção de sobremesa que agrada diversos paladares durante a ceia natalina, o bolo de chocolate também pode ser degustado juntamente com goles de cerveja. Para não fazer feio, adote a harmonização por semelhança. Assim, dê preferência a uma bebida à base de chocolate ou com frutas vermelhas. “Desse modo pode lembrar o sabor floresta negra”, desvenda o especialista.

Fonte: Terra / Culinária – 29/11/2013