Cervejas que combinam com os pratos consumidos na Páscoa

Bacalhau, peixe, chocolate e colomba pascal são alguns dos pratos muito consumidos na Páscoa. E não é só com vinho que eles combinam.

Que tal sair da rotina e harmonizar os pratos de páscoa com uma boa breja?

Confira o que o Fabrizio Grasso, diretor da importadora Beers On The Table sugere para acompanhar os deliciosos pratos da ocasião:

Dica 1 - Harmoniza com Bacalhau assado ao forno: a cerveja Eel River Organica California Blonde Ale.

De coloração amarelo claro, a breja é produzida 100% com insumos (cevada e lúpulos) orgânicos, que são cultivados sem a utilização de agrotóxicos. Por isso, tem certificação orgânica da CCOF -California Certified Organic Farmers e também possuem o selo da USDA Organic, um dos mais importantes dos Estados Unidos.

Tem 5,8% de álcool e 10 IBUs (escala de amargor) e recebeu prêmios como a medalha de Prata no Festival Internacional de Cerveja de San Diego, em 2011; as medalhas de ouro no California State Fair Craft Brewers, em 2005, 2009 e 2010; e a medalha de prata no California State Fair Craft Brewers, em 2007.

Dica 2 - Combina com Bacalhau ou peixe ao molho: a breja nacional Basement Royal Sweet Stout.

Bastante complexa e com sabor marcante, essa cerveja tem notas de vinho do porto.

Escura e forte tem aromas de chocolate, caramelo e álcool. Na boca é possível sentir amargor de maltes torrados e final amadeirado, característico de vinhos do porto. Tem 8,5% de álcool e deve ser apreciada a uma temperatura entre 5 e 7ºC.

Dica 3 - Ideal para ser servida com peixe frito: a Mistura Clássica Premium.

Leve e refrescante tem coloração amarelo palha, 4,2 % de álcool ainda possui aroma suave de lúpulo e pouco amargor. A temperatura ideal para ser apreciada fica entre 0 e 4ºC e combina com pratos feitos com frutos do mar.

Dica 4 - Vai muito bem com Moqueca: a Lost Coast Indica IPA.

Essa breja americana possui corpo médio, 6,5% de álcool, é bastante lupulada e ainda possui aromas cítrico, floral e picante. É uma IPA bastante complexa na qual no primeiro gole é possível sentir um aroma maltado agradável no palato, seguido pelas especiarias dos lúpulos usados.

Dica 5 - Ótima sugestão para ser servida com Chocolate: a Lost Coast Eight Ball Stout.

Seu diferencial é o aroma defumado com a presença de lúpulos muito saborosos.De corpo cremoso, é uma verdadeira Stout Americana que tem a presença tradicional blend de café e chocolate do estilo. Porém, tem maior acentuação da presença do malte do que o tradicional doce comum no estilo. Tem 6,3% de álcool.

Dica 6 - Harmoniza com Colomba Pascal: a MIB - My Incredible Beer.

Produzida pela Cervejaria Mistura Clássica, de Volta Redonda, RJ, é uma Robust Porter com canela de coloração marrom escura e que tem espuma bege bastante persistente e de boa formação. Seu paladar é torrado e tem final seco. Seu aroma cítrico se mistura ao torrado de café. Tem 6% de álcool e cerca de 25 IBUs. Deve ser consumida a uma temperatura entre 5 e 7ºC. 

Fonte: Atibaia.com.br – Por Marcos Guaraldo em 02/04/2014