Chocolate combina com cerveja, sim

Especialistas dão dicas para a harmonização da bebida com doces à base de cacau

Engana-se quem pensa que cerveja combina apenas com carnes, frituras, queijos e outros aperitivos salgados. O chocolate entra na lista de tira-gostos e promete agradar os paladares mais exigentes. "A harmonização do doce com a cerveja traz novas possibilidades de sabor e faz com que a bebida ganhe um status diferente", diz a mestre chocolatier Carolina Fernandes.

Para chocólatras e cervejeiros que querem arriscar a inusitada combinação, mas têm medo de errar, a sommelier de cervejas Fabiana Arreguy ensina os truques. Segundo ela, basta seguir as referências abaixo para fazer bonito na harmonização:

- Chocolate amargo: combina com cervejas stouts, da escola inglesa. Para uma harmonia por contraste, o ideal é dar preferência às sweet ou oatmeal stouts. As dry ou imperial stouts são também muito amargas, o que deixaria o conjunto enjoativo.

- Chocolate meio amargo: fica muito interessante com cervejas de maltes mais caramelados. Delicioso também com as brown porters, nas quais se percebe sabores de toffee, mas com o mesmo final levemente amargo do encontrado no chocolate.

- Chocolate ao leite: tem doçura e alto teor de gordura e harmoniza bem com cervejas mais ácidas, principalmente as que têm adição de frutas vermelhas. As sour ou lambic são excelentes combinações tanto para esse tipo de chocolate, como para o branco.

Confira três harmonizações propostas pela chef Carolina Fernandes para cervejas artesanais produzidas em Minas:

A cerveja Wäls Brut é servida com bombons de morango cobertos com chocolate belga meio amargo. Segundo Carolina, o cacau e o sabor adocicado e levemente ácido da fruta suavizam o gosto forte da cerveja, produzida com levedura de espumantes.

Setembro2014-CervejaeChocolate-Harmonizacao02

Para a cerveja Küd Smoker On The Wather, produzida com malte defumado, a mestre chocolatier sugere duas combinações. A primeira é com o bacon crocante coberto com chocolate. E, a segunda, é uma versão sobremesa: casquinha de chocolate com brigadeiro equatoriano ao leite e bacon caramelizado. "O sabor de fumaça da bebida é suavizado pelo chocolate e o bacon entra para quebrar o adocicado", diz Carolina.

Setembro2014-CervejaeChocolate-Harmonizacao03

Por último, Carolina harmoniza a cerveja Falke Ouro Preto, de estilo alemão com notas de café e chocolate, com três tipos de doces. A trufa de brigadeiro com chocolate ao leite e ouro comestível, que quebra o amargor da bebida; o brigadeiro de café, que acentua o gosto do grão; e o brigadeiro de cardamomo, que traz um toque de especiarias.

Fonte: Veja BH – Por Glória Tupinambás em 10/09/2014