Matthias Rembert Reinold

Matthias Rembert Reinold

Mestre-cervejeiro e consultor

 
Mestre-cervejeiro (Diplom-Braumeister) formado em Tecnologia Cervejeira pela Universidade Técnica de Berlim (TUB) – Alemanha, com especialização em Gestão pela Qualidade Total (T.Q.C) pela Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE) – Japão, com diversos outros cursos de atualização na área de tecnologia cervejeira, processos de tratamento de água e administração, no Brasil e exterior, com experiência acumulada de mais de 30 anos no segmento de cerveja.
 
Foi responsável pela área de produção em cervejaria de grande porte, onde as cervejas Brahma Chopp e Skol Bock produzidas na cervejaria foram consideradas as melhores do tipo, no Brasil, segundo o painel de degustação da revista “Playboy”. Recentemente, um painel de degustação do jornal “O Estado de São Paulo” considerou uma cerveja Pilsen por ele desenvolvida, como a melhor do tipo, no Brasil.
Experiência no gerenciamento do processo de produção de cerveja e implantação de sistema de Gestão pela Qualidade Total (TQC japonês): Gerenciamento pelas Diretrizes; Gerenciamento da Rotina; 5S; Padronização Técnica de Processos; Técnicas de Solução de Problemas – em empresa cervejeira de grande porte.
Experiência prática em processos de produção de cerveja, desde o projeto inicial, montagem e partida de instalações de produção, desenvolvimento de cervejas, definição de todo o processo de produção, definição das matérias-primas, otimização de processos de produção em várias microcervejarias; realização de vários trabalhos de auditoria fabril em diversas cervejarias, objetivando racionalização e otimização dos processos de produção.
Palestrante em diversos eventos, cursos e treinamentos, promovidos por: faculdades de engenharia de alimentos, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Adolfo Lutz e Mackenzie, Feira Brasil Brau e Tecnobebida, curso de formação de profissionais cervejeiros (UFP- Brahma). Autor de mais de 170 artigos técnicos publicados em diversas revistas especializadas, revistas voltadas para o grande público e jornais, colunista da Revista Beer Magazine, Cozinha Profissional e Indústria de Bebidas. Autor do primeiro livro sobre tecnologia cervejeira do Brasil, o “Manual Prático de Cervejaria”. Proprietário do site www.cervesia.com.br e do e-news Cervesia®, que atinge todo o segmento cervejeiro nacional e sul-americano.
Consultor técnico desde 1995, assessorando diversas empresas do segmento cervejeiro, revistas especializadas, fornecedores do setor e de outros segmentos.