Equipamentos e Instalações

 

A microcervejaria é um sistema que permite a produção de qualquer tipo de cerveja em pequenas quantidades para consumo no local ou eventual envasamento para consumo em outros locais.

A microcervejaria é um conjunto de equipamentos desenvolvido para a fabricação de cervejas como hobby ou para uso profissional (comercial). Dependendo do porte, permite também o desenvolvimento de cervejas em escala de laboratório, sem a necessidade de se ocupar os equipamentos de produção industrial.

A microcervejaria utilizada para desenvolvimento de cervejas, em escala de laboratório, é constituída basicamente de uma sala de brassagem (na foto da esquerda), montada em uma estrutura em aço inox, com pés reguláveis, que suporta a tina de mostura/cozinhador de mosto com agitador elétrico, a tina-filtro, o trocador de calor com termômetro e a bomba de transferência.

Os volumes podem variar de 50 (0,5 hl) a 1.000 litros (10 hl) por cozimento.

Todas as válvulas são de concepção sanitária (borboleta). O aquecimento da sala de cozimento, dependendo do porte, pode ser elétrico ou a vapor, e o controle da mostura microprocessado.

A fermentação/maturação é efetuada em tanques cilindro-cônicos com duas zonas de resfriamento distintas (costado e cone), com capacidade para um ou dois cozimentos (à direita da segunda foto). Possui aparelho de contrapressão (Spundapparat) e válvula de segurança adicional.

A construção é em aço inox 304, com acabamento interno sanitário. A transferência entre a sala de cozimento e o tanque de fermentação é feita por mangueira cervejeira.

Um gerador de água gelada com compressor, tanque de água gelada e bombas de transferência/circulação providenciam o resfriamento do mosto da sala de cozimento e também do tanque de fermentação e maturação. O controle de temperatura do tanque de fermentação/maturação e da solução de água gelada ocorre por meio de controlador digital.

A área necessária para instalação do sistema completo é de aproximadamente 10 metros quadrados (microcervejaria-piloto) até cerca de 150 metros quadrados (quando a capacidade da sala de cozimento é de 10hl e a configuração conta com vários tanques de fermentação/maturação).

Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre Cervejeiro Diplomado