Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

São Paulo – Entre as cervejas artesanais que podem ser encontradas no país, somente as belgas e alemãs são realmente boas, certo? Errado. Segundo ranking dos melhores rótulos comercializados no Brasil, publicado em edição especial da revista de gastronomia Prazeres da Mesa, as cervejarias brasileiras dominam o topo.

A lista de 100 exemplares foi criada a partir da avaliação de um júri composto por especialistas, incluindo os responsáveis pelo site All Beers, que examinaram os melhores rótulos no período de 2014/2015. O primeiro lugar é de origem belga, mas as medalhas de prata e de bronze são nacionais. Entre as 15 cervejas mais saborosas, 8 são brasileiras. Confira nas imagens quais são elas.

1. Duchesse de Bourgogne

País: Bélgica
Estilo: Flanders Red Ale
Teor alcoólico: 6,2%
Cor: Cobre
Harmonização: Blend de safras de 8 meses e 18 meses, envelhecidas em barris de carvalho, essa cerveja combina com patês, caldos verde, de frango e de feijão, sopas de queijo e de legumes, queijos roquefort e gorgonzola, caviar, cheesecake, tortas de limão e de maçã, crème brûlée, pudim, frutas cítricas e vermelhas.

2. Morada Hop Arabica

País: Brasil
Estilo: American Pale Ale
Teor alcoólico: 5%
Cor: Cobre
Harmonização: Essa cerveja feita com café harmoniza com carnes grelhadas ou feitas na brasa, incluindo hambúrguer. Também vai bem com molho barbecue, queijos cremosos, pato confitado, cassoulet e feijoada com carne de porco.

3. Colorado Ithaca

País: Brasil
Estilo: Imperial Stout
Teor alcoólico: 10,5%
Cor: Café
Harmonização: A Ithaca é feita com malte, lúpulo e rapadura queimada e, por isso, combina com carnes de caça, queijos duros maturados, presunto cru e doces caramelizados, como crème brûlée e pudim de leite.

4. North Coast Old Rasputin Russian Imperial Stout

País: Estados Unidos
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor alcoólico: 9%:
Cor: Preta
Harmonização: Com caráter maltado, que remete ao chocolate amargo, o café e o alcatrão, esta cerveja combina com fondue de chocolate com frutas vermelhas.

5. Morada Double Vienna

País: Brasil
Estilo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 7,6%
Cor: Âmbar
Harmonização: Combina bastante com aperitivos, como amendoim, batata frita e castanha de caju. O sabor também vai bem com casquinha de siri, acarajé, vatapá e peixe frito. Carnes como salsicha, frango, churrasco, lombo suíno e hambúrguer também harmonizam com a bebida, assim como queijos frescal e cheddar, e saladas.

6. Tripel Karmeliet

País: Bélgica
Estilo: Belgian Tripel
Teor alcoólico: 8%
Cor: Dourada
Harmonização: Com aroma cítrico, a cerveja harmoniza com moqueca baiana.

7. Tupiniquim Polimango

País: Brasil
Estilo: Imperial IPA
Teor alcoólico: 9,5%
Cor: Âmbar
Harmonização: Feita com a colaboração da cervejaria sueca Omnipollo, a Tupiniquim Polimango leva farinha de polenta e frutas cítricas e aromáticas em sua fórmula, combinando com pratos com curry, chutney de manga e tomate, e carpaccio de salmão com manga.

8. Chimay Bleue

País: Bélgica
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Teor alcoólico: 9%
Cor: Marrom
Harmonização: Com gosto relativamente seco e notas de caramelo, essa cerveja trapista vai bem com queijo roquefort, vaca atolada, ossobuco, rabada e torta holandesa.

9. Bodebrown Cacau IPA

País: Brasil
Estilo: American IPA
Teor alcoólico: 6,1%
Cor: Cobre
Harmonização: Feita em parceria com a cervejaria americana Stone Brewing, a Bodebrown Cacau IPA traz cacau em sua receita (como o nome indica) e combina com bolo de cenoura com calda de chocolate.

10. Ballast Point Sculpin IPA

País: Estados Unidos
Estilo: American IPA
Teor alcoólico: 7%
Cor: Âmbar
Harmonização: Combina com queijos brie, camembert, gouda, cheddar, roquefort e gorgonzola, além de frutos do mar, como camarão, caranguejo, caviar, lagosta, peixes, lula e siri.

 

11. Brewdog Punk IPA

País: Escócia
Estilo: American IPA
Teor alcoólico: 5,6%
Cor: Dourada
Harmonização: Combina com queijos brie, camembert, gouda, cheddar, roquefort e gorgonzola, comida japonesa e indiana, além de frutos do mar, como camarão, caranguejo, caviar, lagosta, peixes, lula e siri.

12. Schornstein IPA

País: Brasil
Estilo: American IPA
Teor alcoólico: 6,8%
Cor: Âmbar
Harmonização: Combina com carne de sol de bode, carne de cordeiro e vaca atolada.

13. Bierland Vienna

País: Brasil
Estilo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 5,4%
Cor: Âmbar
Harmonização: Com sabor amargo e refrescante, essa cerveja harmoniza com churrasco, principalmente frango, linguiça, queijo coalho e coração de galinha.

14. Eisenbahn 5

País: Brasil
Estilo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 5,4%
Cor: Âmbar
Harmonização: Vai bem com aperitivos, como amendoim, batata frita e castanha de caju. O sabor também vai bem com casquinha de siri, acarajé, vatapá e peixe frito. Carnes como salsicha, frango, churrasco, lombo suíno e hambúrguer também harmonizam com a bebida, assim como queijos frescal e cheddar, e saladas.

15. Orval

País: Bélgica
Estilo: Belgian Specialty Ale
Teor alcoólico: 6,2%
Cor: Âmbar
Harmonização: Este rótulo trapista harmoniza com miúdos, carnes de caça, pratos da cozinha italiana, e queijos tipo St. Paulin e o Reblouchon.

*Imagens retiradas da internet

Fonte: Exame.com – Por Luciana Carvalho – 05/03/2015

guia fornecedores