Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Que a bebida feita de lúpulo, malte e leveduras é a predileta da maioria dos brasileiros ninguém pode negar. O que muita gente ainda não sabe é que essa paixão nacional já é motivo para turistas viajarem quilômetros só para apreciar uma boa cerveja artesanal.

O chamado turismo cervejeiro, muito praticado na Europa, ganhou as terras mineiras. Tanto que o Estado recebeu o apelido de Bélgica brasileira devido à quantidade de fábricas instaladas por aqui nos últimos anos. 

Com o intuito de orientar os viajantes e os próprios mineiros em busca de sabores de cerveja, foi lançado, essa semana, o Mapa Cervejeiro de Minas. Um guia com mais de 90 empreendimentos, entre indústrias e estabelecimentos que comercializam cervejas especiais, espalhados por diferentes regiões.

Objetivo

Conforme a organizadora do roteiro e proprietária da Estrela Brasil Produções, Cindra Gomes, a iniciativa, patrocinada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), visa integrar as ações de turismo cervejeiro no Estado.

Não tínhamos uma publicação, uma fonte com todas as cervejarias e bares que têm a cultura cervejeira em Minas. Então resolvemos criar o mapa, que será atualizado e publicado, a princípio, a cada quatro meses, explica.

A primeira edição terá a indicação geográfica de 59 cervejarias, em 39 cidades, além de 32 bares, restaurantes e hotéis com carta de cervejas especiais em BH e região metropolitana.

Queremos que as pessoas descubram o mundo sensorial relacionado à cerveja: o aroma dos ingredientes, a textura da bebida, a beleza de uma taça bem servida, o ambiente acolhedor e divertido, a tecnologia por trás da produção e tudo mais o que puder servir de estímulo aos olhos, ouvidos, à boca, ao tato e olfato, acrescenta Cindra Gomes.

Valorização

Para o empresário Marco Falcone, sócio da Falke Bier e diretor do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado (Sindbebidas), o Mapa Cervejeiro contribuirá para o desenvolvimento de todo o setor.

Vai dar uma notoriedade maior para o nosso Estado e para as cervejarias mineiras, num contexto geral. Não é só uma promoção de produtos, mas um estímulo à cultura cervejeira, destacou.

Onde

O Mapa Cervejeiro estará disponível, a partir de setembro, no portal mapacervejeiro.com e os 20 mil exemplares da revista com o mapa físico serão distribuídos gratuitamente em pontos como aeroportos, hotéis, postos de informações turísticas, no Mercado Central e em outros estabelecimentos parceiros, como o Templo Cervejeiro da Backer e o Tasting Room da Wäls.

Um aplicativo também será lançado no ano que vem para facilitar ainda mais o acesso.

Fonte: Hoje em dia, por Tatiana Moraes - 01/08/2016

guia fornecedores