Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Você sabe o que é Dry Hopping 817x270

Provavelmente você já ouviu alguém falar essa palavra, ou já tenha lido em muitos rótulos ou reviews de cerveja, mas afinal você sabe o que é Dry Hopping? O Dry hopping é uma técnica de utilização do lúpulo, na produção de cerveja. Essa técnica consiste em adicionar o lúpulo nas etapas após o resfriamento da cerveja, ou seja, durante a fermentação ou maturação da bebida.

O processo de Dry Hopping, tem como objetivo extrair os óleos essenciais do lúpulo, que quando adicionado em grandes quantidades, durante a fervura, acaba se perdendo. O Dry Hopping tem sido muito usado na produção de cervejas especiais, principalmente em estilo de cerveja que buscam ressaltar os sabores e especialmente os aromas de lúpulo fresco.dry hopping

O lúpulo dois 2 componentes básicos: as são resinas e os óleos essenciais. As resinas são também chamadas de alfa ácidos que quando fervidos resultam em iso-alfa-ácidos, que são os responsáveis em proporcionar o amargor na cerveja final.  Já os óleos essenciais são os responsáveis pelo aroma do lúpulo na cerveja final.

De maneira geral, o lúpulo adicionado ainda no processo de fervura irá trazer aromas, mas principalmente o amargor para a cerveja. Quando é utilizada essa técnica de infusão a frio do lúpulo, já nas etapas de fermentação ou maturação, traz para a cerveja, principalmente, ainda mais aromas do lúpulo, usado no Dry Hopping.

Não podemos dizer que um ou outro tipo de lúpulo não pode ou não deve ser usado no Dry Hopping, mas há aqueles que são os mais indicados e os mais utilizados.  Alguns exemplos incluem Saaz, Tettnanger, Hallertauer, Goldings, Fuggles, Cascade e Willamette.

Se você está curioso para conhecer uma cerveja feita com essa técnica de Dry Hopping, nós temos logo quatro para lhe indicar. O mais novo projeto da Gauden Bier, o Moon Hops, traz uma linha com quatro cervejas inspiradas nas quatro fases da lua. Todas as cervejas são produzidas com o lúpulo Equinox, a mesma lupulagem (quantidade de lúpulo na receita) e com dry hopping desse lúpulo, mas com cores, aromas e sabores completamente diferentes.

Fonte: Blog Clube do Malte – 04/05/2017

guia fornecedores