Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Por mais estranho que possa parecer, existem, sim, cervejas defumadas. Antes que alguém fique tentando imaginar formas estranhas de defumação, a verdade é que o malte utilizado na produção da bebida é defumado. O gosto é tão marcante que elas chegam a ser chamadas de "cervejas de bacon".

A cerveja defumada mais famosa do mundo é a Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen (5,1%), produzida em Bamberg,Alemanha. Ela causa reações extremas: alguns amam e outros odeiam. O aroma apresenta notas de madeira queimada e bacon, além de leve caramelo. No sabor, as notas defumadas são intensas e lembram bacon e barbecue.

Eisenbahn Rauchbier (6,5%) foi a primeira versão brasileira do estilo. O aroma e o sabor não apresentam notas defumadas tão intensas quanto a Schlenkerla, mas mesmo assim marcam presença, além de um leve caramelo. É ideal para quem ainda não está acostumado com o sabor intenso do estilo.

A cervejaria paulista Bamberg também oferece sua versão. O sabor da Bamberg Rauchbier (5,2%) tem notas defumadas evidentes, mas bem equilibradas com o malte torrado e caramelo. Apesar de mais defumada que a da Eisenbahn, ainda não chega perto da intensidade da alemã. É um ótimo meio termo para quem prefere menos "fumaça".

Fonte: Destemperados – 24/10/2014

guia fornecedores