Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Empresários decidiram inovar com algo bem familiar ao brasileiro – a cerveja. São cerca de 14 bilhões de litros fabricados por ano, o que faz do país o 3º maior produtor do setor, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. De xampus a sorvetes, já são mais de 20 empresários investindo em negócios cervejeiros por aqui.

O sommelier de cervejas e publicitário Túlio Rodrigues é um deles. Coordenador do curso de Administração dos Negócios da Cerveja da Fundação Getulio Vargas, ele é responsável por ter desenvolvido um sorvete de cerveja e kits de molhos prontos à base de lúpulo. "Pela internet, vendemos em uma semana o que era para ser vendido em um mês. Fomos procurados por vários distribuidores para produzir em escala. É o momento da demanda. Há dois anos, nós não teríamos público para isso", afirma.

De acordo com Rodrigues, a tendência é resultado de um novo comportamento do consumidor, que está mais exigente e mais 'gourmet'. É dessa forma que os novos empreendedores estão entrando no setor: pela porta da gastronomia, com linha de azeites, temperos, molhos e até das famosas paletas mexicanas. "Chamamos esse movimento de 'premiunização', sendo que o lema dos participantes é: beba menos e beba melhor. É um movimento paralelo ao da comida de rua, que vem se espalhando por todo Brasil".

Além de comida, outros tipos de produtos também estão sendo fabricados com cerveja, como xampus, pós-barba, creme para mãos, pães e até geleias. Bruno Lopes, dono da marca de sabonetes artesanais Beer Soap, também decidiu inventar com a bebida. São diversos tipos de sabonetes com fórmulas cosméticas especiais direcionadas ao público masculino. Os produtos levam cerca de 30% de cerveja e são feitos a partir de marcas conhecidas.

Além de estar em alta, a cerveja, mais especificamente o lúpulo, tem suas vantagens medicinais. De acordo com a Beer Soap, a planta atua como calmante para pele irritada, além de ser um excelente antibacteriano, antioxidante, anti-inflamatório, antisséptico e antiviral.

Fonte: Época Negócios | por Michelle Ferreira – 17/11/2014

guia fornecedores