Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Antes da invenção dos refrigeradores, a necessidade de controle de temperatura na produção de cerveja fazia com que alguns estilos só pudessem ser produzidos em determinadas épocas do ano. Um desses estilos inclusive ganhou o nome de Saison (estação, em francês). O estilo surgiu na Bélgica e é caracterizado por cervejas bastante refrescantes – apesar do teor alcoólico um pouco elevado. Conheça algumas versões:

A belga Saison Dupont (6,5%) é o exemplo clássico do estilo. Com carbonatação alta e lupulagem elevada, apresenta coloração laranja com espuma abundante, aroma cítrico e condimentado. O sabor apresenta um conjunto de notas cítricas, condimentadas e lupuladas, com final seco.

Sorachi Ace (7,6%), da Brooklyn, é uma versão americana do estilo facilmente encontrada no Brasil. A coloração é amarela e turva, com espuma branca cremosa. O aroma é frutado e floral com toques cítricos e de especiarias. A cerveja é seca com toques de capim limão e especiarias.

A italiana New Morning (5,8%), da cervejaria Del Ducato, leva ingredientes como flores silvestres, camomila, coentro, pimenta-verde e gengibre. A coloração é amarela com espuma abundante. O aroma é condimentado, com notas ácidas, frutadas e perfumadas. O sabor é bastante complexo.

Uma das representantes brasileiras é a mineira Wäls Saison de Caipira (6,5%), produzida com colaboração do mester cervejeiro da cervejaria americana Brooklyn e que utiliza cana de açúcar na receita. A cerveja é bastante turva com pouca espuma, e o aroma é bastante intenso com notas cítricas e frutadas e um fundo de cachaça. O sabor é ácido com um toque de caldo de cana e leve adocicado.

Fonte: Destemperados | por Marco Zimmermann – 14/11/2014

guia fornecedores