Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Uma roda-gigante com 12 metros de altura e tecnologia alemã, que ficará no Forte de Copacabana (RJ) entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, e a estréia, na semana passada, em bares paulistanos, dos “stand up comedies” - aqueles shows rápidos com comediantes em pé e sozinhos diante da platéia -, marcam este ano a inovação da temporada de verão de caça ao bebedor de cerveja. A corrida das cervejarias se dá não apenas pelas elevadas temperaturas do período e pela concentração de datas festivas, que favorecem o consumo da bebida. Essa temporada, que se estende por três ou quatro meses, dependendo da data em que cai o carnaval a cada ano, responde por 40% do volume total de cerveja vendido no País. Este ano, o consumo deve superar com folga os 10 bilhões de litros, marco histórico dessa indústria, que permaneceu por quase dez anos, até 2005, estagnada em 8 bilhões de litros ao ano. Os quatro maiores fabricantes - AmBev (68,2% de participação de mercado), Schincariol (11,8%), Petrópolis (8,5%) e Femsa (7,4%) - esmeram-se em ações de marketing para disputar a atenção do consumidor em meio a tanta oferta de rótulos nas prateleiras. Todas focam a maior parte de seus investimentos nessa época, embora, como explica o diretor de Marketing da Femsa, Ricardo Moricci, o setor seja tão competitivo que não dá para se deixar de divulgar a marca ao longo do ano. “Dois ou três meses fora da mídia podem acarretar perda de até 3% de participação em vendas”, diz. Na guerra pela conquista dos consumidores, a Schincariol saiu antes com suas campanhas e ações de verão. Preparou quatro filmes publicitários, a cargo da agência Young & Rubicam.

Dois já entraram no ar. As outras empresas estão dando a largada agora. “Começamos mais cedo porque o carnaval acontece mais cedo este ano”, explica o diretor de Marketing da Schin, Marcel Sacco. E, para mostrar a disposição de brigar por espaço, a Schincariol será a “cerveja oficial” de quatro das maiores festas de carnaval do País: Rio (sambódromo), Recife (Galo da Madrugada), Salvador e Olinda - esse último é considerado uma vitória, já que, por 12 anos, foi patrocinado pela Antarctica, da rival AmBev. A Antarctica, que vem assumindo o papel de marca de combate, ou seja, a que concorre em preços mais baixos, está fora das ações de verão este ano. Segue com sua campanha da série “Bar da Boa”, protagonizada pela atriz Juliana Paes. Em compensação, a AmBev terá a roda-gigante no Rio, que levará a assinatura da Skol, marca líder do mercado. A novidade ficará aberta ao público no Rio, que é a praça onde a Skol faz mais sucesso. Fora isso, a marca terá comerciais, ainda não prontos, e também forte presença na orla marítima com tendas montadas em praias, com DJs e atividades para jovens. A outra marca que sempre é trabalhada no verão, como conta o gerente de Comunicação da companhia, Alexandre Loures, é a Brahma, que mantém o tradicional camarote no carnaval do Rio, festejado por ser palco de negócios para os executivos da companhia e que, este ano, trará pela primeira vez uma comitiva de jornalistas estrangeiros.

A Cervejaria Petrópolis, dona das marcas Itaipava e Crystal e que tem o menor investimento em ações de marketing entre as quatro maiores, segue na sua estratégia de firmar presença nos pontos-de-venda, segundo informou, por e-mail, o gerente de Marketing da empresa, Douglas Costa. A Femsa, por seu lado, resolveu diversificar para além de suas marcas mais visíveis, Sol e Kaiser. Por isso inaugurou a novidade do “stand up comedy”. Os shows, voltados para a marca Bavaria Premium, vão acontecer até março de 2008 em diferentes bares de São Paulo. “No final de outubro, preparamos uma reunião com 400 revendedores para envolvê-los no espírito da temporada de verão”, conta Moricci. Uma das táticas é ampliar o portfólio com novos produtos. Para isso, a Femsa relança a marca Summer Draft, agora repaginada em garrafa transparente, assim como também anuncia a chegada do Keg Heineken, barril de cinco litros importado. Fora isso, há os filmes do baixinho da Kaiser e do Verão Sol, preparados pela agência Fischer America, já no ar, assim como os patrocínios de megaeventos, caso do show do grupo de rock inglês The Police, que ocupou o Maracanã, no Rio, neste fim de semana.

Fonte: O Estado de São Paulo - Economia – 10/12/2007

guia fornecedores