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A AmBev vai concentrar em Salvador e no Rio de Janeiro as ações relacionadas ao carnaval da Skol, marca líder do mercado de cerveja no país. Em nenhuma das praças, entretanto, a Skol deverá figurar entre as patrocinadoras da festa oficial - no Rio, com a presença no sambódromo e, em Salvador, no circuito do carnaval de rua, que tem cotas negociadas pela prefeitura.

Na capital baiana, que receberá os maiores investimentos da marca no carnaval deste ano, o investimento será 15% maior que o feito na festa do ano passado - o volume dos aportes não foi revelado. Ao todo, entre iniciativas realizadas no período pré-carnaval e as feitas ao longo da festa, serão 30 ações.

Elas incluem patrocínios a três dos maiores blocos do carnaval da cidade, a três festivais e cinco camarotes, além do bloco próprio, que desfilará todos os dias. Segundo o gerente nacional de eventos da Skol, Leonardo Byrro, um dos objetivos é sedimentar a liderança de mercado da marca em Salvador. No ano passado, a Skol direcionou à Copa do Mundo parte dos investimentos.

Em um ano, informa Byrro, a fatia de mercado cresceu seis pontos percentuais, de 41% para 47,5%. Outra forma de apuração do resultado dos investimentos é a mensuração de quanto os eventos geraram em mídia espontânea, termo utilizado para designar quantas vezes o tema foi mencionado pelos veículos de comunicação. "O aumento da participação de mercado também é importante, mas nem sempre é imediato. Esse dado é calculado ao longo dos três meses subseqüentes", disse. Na Bahia, a liderança do mercado de cervejas permanece com a Nova Schin, patrocinadora oficial do carnaval de Salvador em 2006.

Fonte: Valor Econômico - Empresas & Tecnologia - Janeiro/2007

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