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No começo, quando a marca Sol (Femsa Cerveja Brasil) versão "mainstream" foi lançada no País, em 2006, deu até confusão com a líder de mercado, a Skol (AmBev), por causa de rótulos similares. Agora, os dois produtos parecem conviver de forma um pouco mais harmoniosa neste segmento, mas voltadas para um mesmo alvo, o público jovem. A Skol é um dos famosos cases de marketing que se tem por aqui. Uma imagem trabalhada com sucesso pelo premiado publicitário Fabio Fernandes, presidente e comandante criativo da F/Nazca S&S. A agência detém a conta há dez anos e durante todo este tempo teve na inovação uma das principais receitas de crescimento da Skol em termos de imagem - e que se refletiu em vendas.

Em dezembro de 1996, a Skol detinha 19,7 pontos de market share e era a terceira colocada no ranking nacional. Hoje, é a líder em vendas no Brasil, com mais de 30 pontos, e a terceira no mundo. A atual campanha de verão, que acaba de ganhar um novo filme neste fim de semana, é um exemplo da tal busca pela originalidade, tão defendida por Fabio Fernandes - e tão aceita pelo anunciante Skol, o que é primordial. Uma campanha com uma série de características - ainda - pouco usuais na propaganda, pelo menos no Brasil. "Uma marca como esta precisa de ousadia", defende a gerente de comunicação de Skol, Mariana Amazonas. "E você, o que vai contar?" é a pergunta que aparece nos comerciais, seguida pela assinatura "O Verão é Agora. Ta Redondo? Yeah Yeah".

Os comerciais mostram filmagens caseiras, de pessoas comuns. Tem o "jeitão" do público jovem, o principal alvo da Skol e alvo declarado dos últimos anos. Somado a tudo isso, vale lembrar, ainda existe o slogan que busca mostrar um posicionamento bastante definido para a marca: "a cerveja que desce redondo".

Informa a AmBev que o site www.oquevocevaicontar.com.br tem recebido cerca de 55 histórias por semana. Pessoas mostrando o que é viver um verão inesquecível. Em dezembro, após a estréia da campanha, foram 400 mil visitantes únicos. Num pico registrado em 1º de dezembro, uma sexta-feira, somente neste dia, o site teve 194 mil acessos. Afirma a AmBev que nenhuma outra marca de consumo no País atingiu este número. O filme "Fantasy", que estreou sábado, mostra performances de uma trupe de surfistas "animais". A cerveja Sol, por sua vez, é trabalhada pela agência Fischer América, que também se tornou uma especialista em propaganda de cerveja, pelos cases que ajudou a construir com Brahma (AmBev) e Nova Schin (Grupo Schincariol). Lembrando que a Femsa elegeu a Sol para ser a sua principal marca no País, depois de constantes tentativas para reerguer as vendas de Kaiser - o que ainda se mantém. Em junho de 2006, quando a Femsa comprou a Cervejarias Kaiser, esta detinha 7,9% de participação. Em dezembro de 2006, o share da companhia foi de 8,6% (AC Nielsen). Os dados de Sol ainda não são revelados, mas fica claro que a marca quer mesmo enfrentar a líder Skol. Também no sábado, a Sol apresentou novo filme de verão, desta vez com o ator Henri Castelli.

Fonte: Gazeta Mercantil - Comunicação - Janeiro/2007

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