Dicas para acordar mais cedo e ser ultraprodutivo

Confira abaixo como criar o hábito e ganhar mais tempo em seu dia-a-dia:

1. Exercício - Os benefícios do exercício não são nenhum segredo, e a maioria das rotinas de quem acorda cedo inclui alguma forma de exercício. Exercitar-se de manhã parece ser uma tarefa difícil, saiba que você não está sozinho; no entanto, correr, ir à academia, praticar yoga ou apenas fazer flexões ao lado de sua cama vai ajudar a impulsionar o seu humor, melhorar seu condicionamento físico e dar-lhe energia extra ao longo do dia. Além disso, a pesquisa mostra que as pessoas que se exercitam de manhã tendem a ser mais consistentes em seus esforços para viver um estilo de vida ativo.

2. Tempo de meditação - Quaisquer que sejam suas crenças ou práticas espirituais, reserve um tempo todas as manhãs para orar, meditar e ficar quieto. Cada dia é preenchido com distrações constantes: telefonemas, e-mails, mensagens de texto, mídias sociais, TV, exigências familiares e profissionais, etc. É comprovado que ter um tempo para meditação silenciosa ou oração nas primeiras horas da manhã aumenta o foco, reduz o estresse e previne problemas de saúde comuns.

3. Planejar e definir metas - Planejar, programar e definir objetivos de curto e longo prazo são os hábitos da maioria dos madrugadores bem-sucedidos. Ao tomar alguns minutos cada manhã para rever a sua agenda, sua lista de tarefas e seus objetivos, você vai ser capaz de continuar no caminho para realizar suas tarefas mais importantes, prioridades e sonhos. Benjamin Franklin, conhecido por sua dedicação ao auto-aperfeiçoamento, é dito ter refletido a cada manhã: "Que coisa boa eu devo fazer hoje?”.

4. Enfrentar grandes projetos - A ciência mostra que nossa força de vontade e disciplina são mais fortes na parte da manhã. Planeje trabalhar em seus projetos mais importantes, complicados ou temidos pela manhã, quando o seu foco está mais afiado e sua determinação é robusta. Imagine a sensação de realização que você vai sentir o resto do dia, sabendo que você já concluiu o monstro em sua lista de coisas a fazer.

5. Mantenha-se informado - Muitas pessoas bem-sucedidas dizem que além do exercício matinal e tempo de meditação elas também leem jornais, revistas ou blogs para se manter informadas. Pode ser difícil manter-se atualizado com notícias nacionais, mundiais e da indústria, mas reservar um tempinho todas as manhãs para atualizar-se sobre os acontecimentos atuais lhe permitirá participar em discussões no trabalho ou com a família, ajudando-lhe a se desenvolver profissionalmente.

6. Leia e aprenda - Pessoas bem-sucedidas não apenas leem o jornal. Elas também leem ficção, textos religiosos, psicologia, poesia e muito mais. Pessoas bem-sucedidas estão sempre aprendendo, e ler nas primeiras horas da manhã vai permitir um padrão de aprendizagem ao longo da vida, evitando distrações que possam tirar sua atenção da leitura no final do dia. As horas da manhã também são um ótimo momento para aprender novos assuntos e disciplinas, fazendo uma aula on-line ou estudando.

7. Desconecte-se - Imagine se você tivesse alguns momentos longe das distrações constantes do trabalho, e-mail, Twitter ou Instagram? Escolha desconectar-se do e-mail ou mídias sociais nas primeiras horas da manhã para aproveitar um tempo em silêncio imperturbável. Isso ajudará você a se concentrar em quaisquer que sejam suas prioridades de manhã - leitura, passar o tempo com a família ou fazer exercício.

8. Fortaleça relações familiares - Famílias felizes e bem-sucedidas fazem refeições juntos, mas se o jantar em família for quase impossível entre aulas de piano, treino de futebol e trabalho, por que não desenvolver o hábito do café da manhã em família? Embora não seja para todos, ter um café da manhã divertido e calmo com seu cônjuge e filhos pode ser um substituto apropriado para o jantar em família que irá ajudar a fortalecer as relações familiares. Se o café da manhã não for uma opção, tente substituir o tempo de TV de manhã com a leitura ou brincadeiras criativas com as crianças.

9. Pense nos outros - Quer ser mais feliz, saudável e rico(a)? Gaste alguns minutos todas as manhãs pensando nos outros. Pode parecer meio estranho, mas pesquisas mostram que as pessoas que servem e são voluntárias são mais felizes do que aquelas que não o fazem. Então, quem pode precisar da sua ajuda hoje? Quem se beneficiaria de um telefonema ou mensagem de texto de você? Quem poderia precisar de algum incentivo? Ter um tempo no período da manhã para pensar sobre os outros e planejar etapas de ação para ajudar os outros pode significar muito para aqueles em seu círculo de influência, e isso vai ajudar a fazer de você uma pessoa mais feliz.

10. Mantenha a consistência - Não existe um horário da manhã perfeito para todos. Indivíduos bem-sucedidos priorizam o que eles gostariam de realizar na parte da manhã. Então eles fazem um plano e acompanham o seu progresso. A rotina da manhã perfeita não vai acontecer de um dia para o outro, mas com disciplina, avaliação e consistência, você pode tirar melhor proveito das primeiras horas da manhã. Se desenvolver uma rotina matinal é difícil para você, saiba que você não está sozinho. Até mesmo a ex-secretária de estado dos EUA, Condoleza Rice, conhecida por acordar às 4:30 da manhã para se exercitar antes de gerenciar as relações exteriores do país, disse: "Eu não estou no automático, eu não acordo a cada manhã pensando 'Oh yeah, vamos lá!' Eu tenho que me esforçar." Nosso desafio para você? Acabe com o hábito do botão soneca! Comprometa-se com a definição de objetivos e tome medidas para tornar as suas manhãs mais produtivas, agradáveis e energizantes.

Há várias técnicas que você pode aplicar para sofrer menos para pular da cama mais cedo. Selecionamos algumas delas, referenciamos outras, e acrescentamos a tradicional pergunta para que os leitores compartilhem as suas dicas para acordar mais cedo. 

Sete dicas para acordar mais cedo com efetividade

Tenha um objetivo e convença a si mesmo - Se acordar cedo não é uma obrigação, você precisa ter um bom motivo todos os dias, até formar o hábito. Alguns possíveis bons motivos são: ter mais tempo para estudar, fazer exercício, trabalhar em casa, tomar um café da manhã saudável, ler o jornal, atualizar seu site, dar uma caminhada, conviver com a família ou o que quer que você precise mais tempo para fazer pela manhã. Pense nas causas tanto na hora de acordar, como na hora de ir dormir, para ajudar a formar a necessária motivação. Pense também nas consequências

Seja produtivo com seu tempo extra: Você acordou mais cedo por alguma razão. Realize esta razão, porque se você se render à tentação de ficar assistindo reprises de seriados na televisão de pijama, a sua motivação para acordar cedo nos próximos dias irá se diluir!

Pense previamente nas desculpas - e ignore-as: quando o despertador tocar, uma série de desculpas vão passar pela sua mente. "Descansar é saudável", "Posso deixar para amanhã", "Está tão frio", etc. Pense nelas antes, e prepare-se para ignorá-las.

Pule da cama: Nada de "Só mais 10 minutos", que levam a só mais 15, mais 25, e lá se foi a sua manhã. Discipline-se para sair da cama imediatamente, e assim que você estiver fora dos cobertores, tudo ficará mais fácil.

DURMA! Para acordar cedo consistentemente, você precisa dormir um número suficiente de horas (o número exato varia de indivíduo para indivíduo), o que em geral se consegue indo dormir mais cedo, sem ficar assistindo TV ou lendo um livro na cama, madrugada adentro. Planeje no início da noite a hora que você pretende ir dormir, mas cuidado para não transformar isso em razão de stress, senão o efeito vai se inverter. Melhore a qualidade do seu sono, procure e resolva as causas de eventuais insônias ou distúrbios no seu sono, para que não prejudiquem o seu rendimento no dia seguinte.

Facilite o processo de acordar: Planeje no dia anterior o que você vai precisar, e já deixe preparado. Deixar separadas as roupas que irá vestir, os objetos que irá precisar na sua primeira tarefa da manhã, etc. enquanto ainda está bem acordado no dia anterior facilita a sua vida e pode representar um grande ganho de tempo.

Tenha alguma recompensa: Se o seu objetivo em acordar cedo for uma obrigação (assistir a alguma aula, participar de uma reunião, trabalhar, etc.), ofereça a si próprio alguma recompensa: a oportunidade de tomar um café da manhã um pouco mais caprichado, um banho mais longo, ler o jornal antes de sair de casa... Use a criatividade, manter-se motivado é um bom investimento.

O artigo "Waking Up Early - 15 Tips That Work", de Dave Cheong, tem boas dicas adicionais, além das mencionadas acima, que você pode adaptar à sua rotina.

Fonte: Por Ana Colombia – Jornalista – 09/06/2016