Como trabalhar mais feliz no seu restaurante

Restaurant 17 e1492710305208

Não é difícil ter mais alegria no trabalho. Você só precisa conhecer algumas regras. E aqui está uma relação de atitudes que podem torná-lo mais feliz, no dia a dia do seu restaurante:

  • Não se compare com os outros – Todo mundo, e eu quero dizer todos mesmo, começam a trabalhar em lugares diferentes e têm sua própria jornada. Você não tem ideia de quais são as perspectivas de cada um, assim, fazer comparações é um completo desperdício de tempo.
  • Nunca fique obcecado com coisas que você não pode controlar – Embora seja importante tomar conhecimento de inúmeras coisas – como a economia, o mercado para quem você vende, ou as atitudes que seus concorrentes estão tomando, seu foco deve permanecer sobre o que você realmente controla que são: 1) seus próprios pensamentos e 2) suas próprias atitudes.
  • Conheça e mantenha seus limites pessoais - Mesmo que o seu negócio possa, por vezes, parecer que é a coisa mais importante do mundo, você estará "matando" uma parte de si mesmo se deixar que as situações de trabalho o empurrem para atitudes que violam a sua privacidade e sua integridade.
  • Não se comprometa ou à sua equipe com desafios irreais – É ótimo estar entusiasmado e disposto a ir à luta, mas fazer promessas que você (ou sua equipe) não podem cumprir é maneira mais fácil de gerar uma sensação de fracasso e decepção.
  • Lembre-se: seu dia tem 24 horas assim como o de todo o mundo – Você pode ter a impressão que o tempo passou rápido demais e que seria necessário outro tanto para cumprir suas tarefas. Mas a verdade é que, quando o dia começou, você recebeu seu quinhão de 24 horas. Ninguém nunca teve um dia de 36 horas, então pare de reclamar.
  • Não se leve tão a sério, ninguém mais faz isso – A capacidade de rir de suas fraquezas, não só torna você mais feliz como pessoa, mas também vai torna-lo mais seguro,  influente e atraente para os outros. Se você não pode rir de si mesmo, tenha certeza de que os outros o fazem – pelas suas costas.
  • Sonhe acordado – A ideia de que sonhar e trabalhar são atitudes incompatíveis, nos mantém presos a paradigmas. É quando você deixa que seus pensamentos vagueiem, que estará mais propenso a ter ideias que vão torná-lo único e mais competitivo.
  • Não se preocupe com o ódio, não vale a pena o esforço – O ódio é um parasita emocional que corrói a sua energia e saúde. Se algo está errado e você pode alterar, tome as medidas cabíveis. Se você não puder agir, é melhor perdoar e esquecer.
  • Faça as pazes com seu passado para não gerar seu futuro a partir dali – Focar sobre os erros do passado ou injustiças infligidas a você é a mesma coisa que dirigir um carro olhando pelo retrovisor. Você vai continuar indo de marcha à ré até colidir com algo que o espelho não permitiu que você enxergasse.
  • Não tente "vencer" a cada discussão – Algumas batalhas não valem a pena ser lutadas, e muitas pessoas são mais fáceis de lidar quando pensam que "ganharam" com sua argumentação. O importante não é "vencer", mas o que você e as outras pessoas envolvidas planejam fazer em seguida.
  • Lembre-se que ninguém é responsável pela sua felicidade, exceto você mesmo – Sei que alguns ambientes de trabalho são realmente difíceis, mas se você está constantemente infeliz, a culpa é sua. Você deve isso a si mesmo e também a seus colegas de trabalho: faça o melhor que puder, ou encontre outro trabalho, que realmente te faça feliz.
  • Sorria e ria com mais frequência – Ao contrário da crença popular, sorrir e rir não são a consequência de ser feliz, eles são parte de um ciclo que cria e reforça a felicidade. Encontre razões para sorrir. Nunca, jamais, "engula" uma risada.
  • Não desperdice energia preciosa em fofocas – Antes de passar adiante qualquer estória sobre outra pessoa, ou ficar ouvindo algo sobre alguém, faça-se quatro perguntas: 1) É verdade? 2) É positivo? 3) É necessário? e 4) Será que eu me sentiria bem se o assunto fosse eu mesmo?
  • Não se preocupe com o que os outros pensam sobre você, não é da sua conta – Você não pode ler a mente das pessoas e também sabe que ninguém está ligado a um detector de mentiras o tempo todo. Na verdade, você realmente não tem ideia do que pensam de você. É um total desperdício de tempo e energia tentar adivinhar.
  • Lembre-se que, por pior que seja uma situação, ela inevitavelmente vai mudar – A natureza do universo físico é a constante mudança. Nada permanece o mesmo, tudo é transitório. Se você está comemorando ou lamentando algo, isso também vai passar.
  • Jogue no lixo tudo que não é útil ou bonito – Pense no seguinte: você vai passar pelo menos um terço de sua vida adulta no trabalho. Por que manter seu ambiente de trabalho – e parte da sua vida – repleto de objetos inúteis e feios?
  • Acredite que o melhor ainda está por vir, não importa o quê – Conheço uma senhora que ficou viúva na casa dos 70 anos. Pois bem, ela voltou a estudar, formou um grupo que viaja por todo o mundo e aprendeu a pintar quadros, entre muitas outras atividades. E ela repete constantemente esta frase para mim: "Você sabe, Banas, a vida também começa aos 70″.

Enfim, estas são apenas algumas dicas para ser mais feliz no trabalho. Cada um de nós tem sua própria receita. Aplique a sua.

Boa sorte e bons negócios!

Fonte: Blog do Banas - 02/05/2017