Admitir erros pode ser o melhor trunfo para o sucesso

erros negocios 13 09

O que nos faz tomar decisões corretas e assim obter sucesso profissional? Por ser um tema recorrente, há respostas para todos os gostos, indo da “capacidade analítica” ao “domínio de possíveis variáveis”. Mas um estudo da Duke University sugere – sem descartar estas hablidades – que o principal método do sucesso seria adotar a “humildade intelectual” (pouco citada, aliás, em listas clássicas). Basicamente, é a postura de admitir possíveis erros e evitar atitudes defensivas ao se deparar com argumentos e fatos que questionem sua opinião.

Os autores constataram que aqueles sem a humildade intelectual cometem muito mais erros do que os portadores dessa qualidade. Em um experimento, os participantes deveriam avaliar opiniões favoráveis e contrárias sobre crenças religiosas, política e outros temas. Em seguida, testou-se sua capacidade de admitir estarem errados e como isso afetou a habilidade de avaliar pessoas com posições contrárias.

Resultado: participantes que demonstraram menor humildade intelectual fizeram as piores avaliações, exibindo dificuldade em distinguir fatos de meras especulações ditas propositalmente no experimento, além de revelar pouca flexibilidade de raciocínio.

Já os participantes com maior humildade, ao contrário, aceitavam melhor pessoas que mudaram de posições políticas (um dos temas do experimento), sem considerá-las “vira-casacas” como fizeram os arrogantes. O estudo então conclui: a rapidez de aprendizado depende da capacidade de admitir erros.

Fonte: Época Negócios - 13/09/2017