Receitas com cerveja

ReceitasComCerveja

Pão de cerveja e semolina

Muitas pessoas relutam em fazer pão em casa por achar muito trabalhoso e demorado, mas isso é um exagero. A demora de um pão está no tempo de fermentação, mas a manipulação da massa é rápida.

Aqui em casa quase não compramos pão, os pães de supermercado estão cada vez mais artificiais e sem sabor. Por isso, tenho feito os pães em casa, com muito carinho e pouco trabalho temos sempre pães saborosos e diferentes e isso não tem preço.

Esse é um pão que ganhou meu coração, é fofo, macio e muito saboroso e com sabor bem neutro, o sabor da cerveja é bem suave.

Como o título já diz, esse pão leva semolina de trigo, uma farinha amarela que é um subproduto do trigo obtido no primeiro processo de moagem. Essa farinha é utilizada para a produção das melhores massas. Você encontra a semolina de trigo em grandes supermercados, no corredor de farinhas e aqui em Porto Alegre tem Mercado Público.

PãodeSemolinaecervejaBaixa2

Ingredientes
10 g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar ou mel
300 ml de cerveja clara em temperatura ambiente
250 g de farinha de trigo branca
250 g de semolina de trigo
2 colheres (chá) de sal

Modo de fazer:

Em uma tigela pequena coloque o fermento, o mel e metade da cerveja, deixe descansando por 5 minutos.

Em uma tigela grande coloque as farinhas e o sal, misture bem e faça um furo no centro.

Despeje o fermento nessa cavidade e comece a misturar com os ingredientes secos adicionando o restante da cerveja aos poucos até obter uma massa homogênea e lisa.

Polvilhe um pouquinho de farinha sobre a bancada e sove a massa por 15 minutos, quando necessário polvilhe mais um pouco de farinha, mas evite exageros para obter uma massa leve e macia. Você também pode untar as mãos com um pouco de óleo para facilitar.

Assim que finalizar a sova, unte a tigela grande com óleo, coloque a massa nela e cubra com um pano. Coloque em um lugar quentinho e protegido do vento e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos uma hora.

Agora enfarinhe levemente a bancada, despeje a massa e pressione para retirar todo o ar. Molde o pão no formato que preferir e acomode-o em uma forma untada e enfarinhada. Eu polvilhei um pouco de semolina sobre o pão.

Coloque para crescer novamente em lugar fora do vento por aproximadamente 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 230 graus e leve para assar por 25 a 30 minutos, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. A receita dessa delícia vem lá do Caldeirão da Bruxa Solar.

PãodeSemolinaecervejaBaixa1

Fonte: Mel e Pimenta – 08/06/2015

Pão integral de cerveja preta e especiarias

Faça em casa esse delicioso pão integral de cerveja preta e especiarias, ele é incrivelmente macio, rico em fibras, texturas e muito sabor.

Algumas vezes eu já falei por aqui do quanto é importante que saibamos o que estamos consumindo, o que estamos colocando na mesa da nossa família.

Você pode ter certeza, a melhor forma de ter esse controle é preparando os seus alimentos em casa, com farinhas integrais de verdade e sem aqueles corantes, melhoradores e muito mais.

Eu me inspirei na receita da Sandra do Caldeirão da Bruxa Solar que se inspirou em outras receitas também e assim em cada cozinha sai um pão diferente. Inspire-se e faça o seu pão integral de cerveja preta e especiarias.

Pão de cerveja preta e especiarias 3 Baixa

Pão integral de cerveja preta e especiarias

Ingredientes:

2 e ½ xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chia
2 colheres (sopa) de linhaça dourada
2 colheres (sopa) de sementes de girassol
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
½ colher (sopa) de sal
¾ colher (chá) de canela em pó
¾ colher (chá) de gengibre em pó
¼ xícara de óleo de girassol
300 ml de cerveja preta morna
Farinha para finalizar

Modo de fazer:

Em uma bacia grande coloque as farinhas, as especiarias, os grãos, o fermento, o açúcar e o sal. Misture os ingredientes e faça uma cavidade no centro.

Em seguida despeje a cerveja e o óleo e comece a misturar com os dedos para envolver os ingredientes até obter uma massa integrada.

Forme uma bola, coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos. Se necessário adicione um pouquinho de farinha, mas somente o que você precisa para sovar sem que a massa grude nas mãos.

Pão de cerveja preta e especiarias Baixa

Quando a massa estiver lisa e bem sovada, coloque-a na bacia, cubra com filme plástico ou um pano limpo e deixe crescer por aproximadamente 1h30 minutos ou até dobrar de volume. O tempo varia de acordo com a temperatura.

Coloque a massa na bancada e amasse o suficiente para expulsar o ar. Em seguida modele um pão grande ou dois pequenos, coloque nas formas e deixe crescer por 30 minutos.

Pão de cerveja preta e especiarias II Baixa

Leve ao forno preaquecido a 200°C e asse por aproximadamente 35 minutos.

Retire o pão da forma ainda quente de deixe esfriar sobre uma grade.

Quer assar na panela de ferro?

O meu pão ficou super rústico pois eu assei na panela de ferro.

Caso você queira assar dessa forma é só colocar a panela para aquecer com tampa por 20 minutos no forno, enquanto isso o pão modelado está crescendo.

Quando o pão estiver crescido, polvilhe farinha no fundo da panela, com toda a delicadeza do mundo, pegue o pão e coloque dentro da panela de ferro, coloque a tampa e leve para assar por 25 minutos.

Agora retire a tampa e asse o tempo suficiente para dourar a superfície, isso leva de 10 a 15 minutos e varia de acordo com o forno.

Retire e deixe esfriar.

Pão de cerveja preta e especiarias 7 Baixa

Fonte: Mel e Pimenta – 04/05/2017

Brigadeiro de Cerveja

 brigadeiro de cerveja 1373473491664 615x300

60 Min 40 Porções

Ingredientes

3/4 xícara(s) de chá de chocolate em pó

2 lata(s) de leite condensado

1 colher(es) de sopa de manteiga

1 lata(s) de cerveja do tipo pilsen puro malte

1/4 xícara(s) de chá de chocolate ao leite belga granulado

Modo de preparo

Dissolva o chocolate em pó no leite condensado. A seguir, adicione a manteiga e a cerveja, e leve ao fogo. Mexa sem parar por 20 a 30 minutos ou até que comece a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, enrole e passe no chocolate granulado. Sirva a seguir.

Fonte: Comida e Bebidas UOL – 12/05/2017

Bife ao molho de cerveja com pimentões

17857320 1516137655064362 1815896645 ncontrafile 1 1200x800 c

A edição de março da Revista Casa e Comida trouxe uma proposta que o Blog à Bolonhesa ama: Deixar os clássicos do dia a dia mais charmosos. As receitas são ótimas, a primeira que nós testamos foi o Bife ao molho de cerveja com pimentões. Delicioso de provar, um perfume ótimo de sentir e bonito de ver! Deixa a mesa cheia de charme. Mais vantagens? É rápido e fácil demais!

Anote os ingredientes:

4 bifes de contrafilé

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

1 colher de alho picado

1 colher (sopa) de cebola ralada

1 colher (sopa) de orégano

2 copos americanos de cerveja (clara ou escura))

6 colheres (sopa) de azeite extravirgem

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara de pimentão vermelho em cubinho

1 xícara de pimentão amarelo em tiras

cebolinha picada a gosto

Modo de preparo

Tempere os bifes com sal, pimenta, alho, cebola e orégano.  Por último adicione a cerveja e deixe marinando por 30 minutos. Em uma frigideira, (escolha uma com tampa, você vai precisar dela),  aqueça o azeite e a manteiga e frite os bifes em fogo alto, sem virá-los, por 3 minutos. Quando estiverem dourados, frite do outro lado. Nesse caso não deixei 3 minutos, mas apenas 1 minuto.

bife

Coloque o caldo da marinada na frigideira e deixe ferver por dois minutos sem mexer. Depois acrescente os pimentões sobre os bifes e tampe frigideira. Depois de dois minutos, desligue e mantenha tampada por mais 5 minutos. Finalize com a cebolinha e sirva. Se quiser deixar o molho mais grosso polvilhe um pouco de farinha de trigo e mexa até ele ganhar a consistência desejada. Isso e um arroz branco e sua refeição vai ganhar um glamour maravilhoso!

Fonte: Blog a Bolonhesa – 11/04/2017

Milk Shake com Cerveja ?

É difícil encontrar alguém que não goste de Milk Shake. Mas e um Milk Shake com cerveja, já imaginou?

Então prove esta receita que fizemos com a nossa Session Porter, sorvete de creme e café. A cerveja você encontra exclusivamente nas lojas Mestre-Cervejeiro.com.

Deixe a sua imaginação rolar! Vale a pena provar também com cervejas de outros estilos!

Ingredientes e Modo de Preparo

- 300g de sorvete de creme
- 20ml de café expresso
- 300ml de MC Session Porter

Bata todos os ingredientes em um liquidificador até que a mistura fique homogênea. Pronto! Agora é só servir e saborear!

 

Fonte: Mestre-cervejeiro.com - 05/03/2017

Peixe na Cerveja com Dip de Mostarda

Praia, piscina, sol, calor, Cerveja gelada, tira-gosto… Essa é a típica receita que tem tudo a ver com as FÉRIAS! Veja como é fácil preparar esse delicioso Petisco de verão elaborado com ingredientes que veio na minha Bistrobox:

INGREDIENTES PEIXE:

• 1/3 de xícara de chá de Maisena
• 2/3 de xícara de Farinha de Trigo
• 1 colher de chá de Sal
• 200 ml de Cerveja em temperatura ambiente
• 800 g de filé de Tilápia
• 1 garrafa de Óleo
• Sal e pimenta do Reino a gosto
• Papel Toalha

INGREDIENTES MOLHO:

• 3 colheres de sopa de Mostarda
• 2 gemas de Ovo
• 1 dente de Alho triturado
• 1 colher de sopa de Vinagre
• 1 xícara de Azeite Extra Virgem
• Sal a gosto

MODO DE PREPARO DO PEIXE:

1- Corte o filé de Tilápia em cubos de 3 cm. Tempere com Sal e Pimenta do Reino. Reserve.

2- Misture a Maisena com a Farinha e o Sal. Despeje a Cerveja aos poucos, mexendo até que fique homogêneo. Deixe descansar por uns minutos.

3- Passe os cubos na mistura e bata para escorrer o excesso.

4- Frite-os em Óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha. Sirva acompanhado do Dip de Mostarda ou somente com Limão.

Até eles ficarem sequinhos


MODO DE PREPARO DO MOLHO:

1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o Azeite. Bata em potência baixa e vá acrescentando o Azeite em fio, batendo sempre até obter a consistência de Maionese.

Bata em potência baixa e adicione o Azeite em fio

Transfira para um Bowl e sirva na sequencia
RENDIMENTO: 6 porções de Peixe e 1 porção de Molho

DICAS:

– Substitua a Tilápia pelo filé de Peixe de sua preferência.

– Experimente colocar 1 colher de Mel no DIP de Mostarda. Fica sensacional!

– Cuidado ao espremer Limão no Sol. Lave as mãos imediatamente para não ocorrer queimaduras!

– Harmoniza bem com a Cervejas de Trigo. Sugestão de harmonização: Loba Weiss

Fonte:  Cozinhepraela.com.br – 06/01/2017

Onion Rings (anéis de cebola) com massa de cerveja

INGREDIENTES

  • 1 cebola grande
  • 1 xícara (chá) farinha de trigo
  • 1/4 xícara(chá) de amido de milho
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Sal, pimenta, páprica e outros temperos a gosto
  • Cerveja gelada
  • Óleo suficiente para fritar

MODO DE PREPARO

  1. Corte as cebolas em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura, separe os anéis e coloque em uma bacia com água e leve a geladeira enquanto for fazer o preparo da massa.
  2. Em outra bacia separada misture a farinha, o amido, o ovo, o óleo, os temperos e vá colocando a cerveja aos poucos até ficar uma massa homogênea, não muito espessa.
  3. Uma dica para saber se a massa está no ponto: mergulhe a ponta do dedo na massa e se ela cobrir seu dedo e estiver pingando, é assim mesmo que tem que ficar. Mas ela não pode deixar alguma parte do seu dedo que foi mergulhada sem massa.
  4. Leve a massa para a geladeira e deixe gelar por uns 15 minutos.
  5. E uma outra outra dica para os anéis ficarem perfeitos: deixe a massa e a cebola sempre geladas, pois assim ela não irá se soltar da cebola enquanto frita.
  6. Tire a cebola da geladeira e escorra bem. Passe a cebola na massa, cubra bem e frite em óleo bem quente até que fiquem bem douradinhos. Escorra em papel absorvente, e pronto!

Fonte:  GShow 

Gastronomia: Jarret de cordeiro na cerveja com risoto de parmesão

http://videohd6.mais.uol.com.br/15983924.mp4?ver=1&r=http://mais.uol.com.br

No segundo bloco do programa, o executivo a Laurens Defour, Jarret de cordeiro na cerveja com risoto de parmesão. 

E ainda: Renata Maron conversa com o repórter Fernando Moreira, que fala direto do parque do Ibirapura, onde começa a 32º Bienal da Arte de São Paulo, exposição que trará muitas novidades artísticas para a cidade.

Ingredientes jarret

- 350 g Jarret de cordeiro

- 10 g de Extrato de tomate

- 15 g de Cenoura

- 5 gramas de demi glace com 25 ml agua

- 1 pitada de Pimenta do reino

- 50 g de Cebola

- 150 ml de Cerveja 

- 2 galhos de Tomilho

- 2 galhos de alecrim

- Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhar o jarret com cerveja, cenoura, cebola, sal e pimenta, por cerca de 2 horas em fogo baixo ou até a carne ficar macia. Depois de 1h30 no fogo acrescentar Demi-glace e o extrato de tomate. Levar ao forno para dourar. Decorar com tomilho e alecrim. 

 

Risoto
Ingredientes
 

- Arroz Arbóreo 80 gramas (10 g de manteiga, 8 g de cebola, vinho e 1 concha de caldo de legumes)

- Creme de leite 60 ml

- Caldo de legumes 10 gramas

- Parmesão 30 gramas

- Alho sem casca 8 gramas

- Sal refinado 2 gramas

- Pimenta do reino branca 1 grama

- Salsa lisa 5 gramas

- Manteiga 10 gramas

Modo de preparo

Arroz arbóreo: Colocar em uma panela manteiga e cebola, dourar a cebola. Colocar o arroz, sal e pimenta a gosto, vinho e o caldo. Deixa cozinhar no fogo lento, para ficar al dente, por cerca de 15 minutos. 

Risoto: Em outra panela colocar manteiga, alho, caldo de legumes, creme de leite, o arroz pronto e deixar ferver; se necessário colocar mais sal e pimenta. Acrescentar mais uma colher de manteiga e parmesão e mexer.

Recomendação de cerveja

Cerveja

Fonte: Band Terra Viva – 07/09/2016