Creme de lula na cerveja

Esfriou! Pelo menos aqui no estado de São Paulo, e de noite ainda venta forte. Parece que o cérebro já recebe imediatamente o recado e a vontade de comidinhas mais comfort foods, que aquecem o coração da gente, passa a fazer mais sentido! Sopas, cremes, vinhos, cervejas, a ideia é preparar receitas fáceis, mas que são diferentes do que vemos por aí todo dia. Se você gostar de lula vai adorar nossa receita desse creme de lula na cerveja.

Do copo para a Panela, tem muitas receitas deliciosas que podemos usar a cerveja no preparo! Com uma boa dose da amarga Stout, por exemplo, é possível acrescentar ainda mais sabor à calda de chocolate. A receita dessa lula foi criada pela chef Jill Guidotti especialmente pra Senhora Mesa e ela usou no molho (delicioso eu provei), a cerveja do estilo Witbier!!

Ingredientes

- 4 colheres de sopa de azeite

- 2 cebolas picadas

- 2 dentes de alho picados

- 300 g de lulas limpas e cortadas em anéis

- 350 ml de cerveja do tipo Witbier

- 200 ml de leite de coco

- 300 g de requeijão

- 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1/2 copo de leite

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão refogue o azeite, a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Acrescente a lula e a cerveja, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos depois que pegar a pressão. Depois abra e coloque o leite de coco, requeijão e o amido de milho dissolvido no leite. Cozinhe em fogo brando até o creme de leite ficar encorpado. Corrija o sal, coloque o creme de leite e aqueça sem deixar ferver. Sirva com arroz branco ou assim, para uma jantinha comfort food.

Recomendação de cerveja

Cerveja tipo Witbier

Fonte: Senhora Mesa, por Patricia Guimarães – 08.05.2015