Panceta assada com ervas é ideal para um jantar especial

Panceta com ervas

Ingredientes

- 1 panceta de 3,5 kg 

- 10 dentes de alho 

- Raspas de 1 limão siciliano 

- 1 cebola roxa média 

- 2 xícaras de chá de folhas de sálvia 

- 2 xícaras de chá de cebolinha francesa picada grosseiramente 

- 2 xícaras de chá de folhas de alecrim 

- 1 xícara de chá de folhas de tomilho 

- 600 ml de cerveja escura 

- 1 xícara de caldo de legumes caseiro – opcional 

- Barbante 

- 2 colheres de sopa de farinha de trigo 

- Azeite, pimenta e sal

Modo de preparo

A primeira etapa de receita é feita na véspera. O ideal é que o porco fique descansando de um dia pra outro. 

Pique a cebola em pedaços pequenos e, em uma panela pequena, refogue com duas colheres de sopa de azeite e reserve. Hora de picar todas as ervas, tudo bem pequeno. Misture as ervas, a cebola, as raspas do limão e o alho amassado. Em uma superfície limpa, coloque o porco aberto com a pele para cima. Faça cortes transversais na pele do porco, chegando até a gordura. Faça os cortes no outro sentido, formando losangos ou quadrados. Tempere a pele com um pouco de sal e pimenta e esfregue. Vire a pele para baixo e tempere com sal, pimenta, um pouco de azeite e esfregue bem, distribuindo o tempero. 

Coloque a mistura com as ervas e distribua de forma homogênea sobre toda a carne. Enrole o porco e amarre com barbante. Essa parte pode ser um pouco complicada, esse vídeo vai te ajudar! Coloque o porco na travessa onde vai ser assado. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira de um dia para o outro. 

Tire o porco da geladeira, retire o papel alumínio e deixe por uma hora. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Na travessa, coloque a cerveja e o caldo de legumes. Leve o porco ao forno por 3h30. Aumente a temperatura para 260ºC e deixe por mais meia hora. Essa última meia hora vai fazer com que a pele fique bem dourada e crocante. 

Tire o porco do forno e coloque em uma travessa. Enquanto o porco descansa, prepare o molho. Tire da travessa o molho que se formou do porco, descarte maior parte da gordura com uma concha e coloque o resto em uma panela pequena. Em fogo baixo, coloque a farinha de trigo aos poucos e misture rapidamente com a ajuda de um batedor de arame. Sirva o molho à parte. Agora basta fatiar e servir!

Recomendação de cerveja

Cerveja Escura

Rendimento: Rende 1 porções

Fonte da receita: Francinha Cooks

Fonte: Bonde – 08/06/2016