Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
Slider

Pilsen c

Matéria-prima 


Malte Pilsen (100%)
Água: manter abaixo de pH 7,0 (acidificá-la se necessário) 

Processo de mosturação

- Moer o malte

- Misturar 1 kg de malte em 4 litros de água

- Manter a temperatura inicial de mosturação de 45 graus Celsius por 30 minutos

- Elevar a temperatura a 64 graus Celsius e manter por 30 minutos

- Elevar a 72 graus Celsius e manter por 30 minutos

- Elevar a 75 graus Celsius e filtrar

Fervura do mosto

- Ferver o mosto filtrado por 90 minutos até que o teor de açúcares atinja 11 – 12%.

- O percentual de álcool se situará entre 4,5% e 5,5%, dependendo do grau de atenuação final.

- O lúpulo deverá ser adicionado de modo que se obtenha entre 25 e 35 IBU (unidades de amargor). Para o paladar brasileiro deverá se situar entre 10 e 15 IBU. De acordo com o tipo de lúpulo e seu teor de ácidos-alfa, deve-se adicionar maior ou menor quantidade. 

Pode-se adicionar lúpulos do tipo Saaz, Tettnanger, Spalt, Hersbrucker, Hallertau, Nugget, Cluster, Perle. A adição pode ser feita em duas vezes: a primeira no início da fervura e a segunda 10 minutos antes de seu término. 
Fermentação e maturação 

- Utilizar levedura de baixa fermentação (tipo Lager)

- Efetuar a fermentação a temperaturas entre 10 e 12 graus Celsius, reduzir a temperatura a 3 graus Celsius quando o extrato atingir aprox. 4% e manter por dois dias. Resfriar e manter então em torno de 0 grau Celsius e +1 grau Celsius por no mínimo duas semanas. 

Fonte: Matthias Rembert Reinold 
Mestre Cervejeiro Diplomado

Sua cerveja se destaca no mercado?

(Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com)   Como a sua cerveja se posiciona em um mercado competitivo? Nós podemos ajudá-lo a avaliar o seu processo de produção e melhorar…

Procurando um parceiro técnico?

  Nossos acordos de cooperação técnica oferecem uma estreita parceria dirigida aos fornecedores da indústria cervejeira. Nossos serviços incluem: - Suporte ao fornecedor para a introdução de seus produtos na cervejaria;…

Novas cervejarias e expansões

Procuramos fazer certo da primeira vez, sem retrabalhos. Nossa abordagem é a de sempre trabalharmos em parceria, onde desenvolvemos uma solução conjunta que traz à vida um novo negócio ou…

Procura pessoas qualificadas?

(foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com)   Podemos ajudar a suprir as suas necessidades de recrutamento de profissionais para a sua cervejaria. Podemos indicar profissionais cervejeiros para a operação permanente…

Você produz cervejas premiadas?

  (Maquete foto criado por freepik - br.freepik.com)   Utilizamos o nosso conhecimento cervejeiro e trabalhamos junto com você, para desenvolver cervejas que se destaquem e que sejam premiadas. Seja…

Processo de melhoria contínua

  Para que as empresas se desenvolvam de forma contínua, elas devem estabelecer padrões de desempenho sólidos e capacitar os seus funcionários de modo a buscar de modo sistemático essa…

Degustação de cerveja pode ajudar na recuperação de sequelas da Covid-19; entenda

A doutora em neuroengenharia e fundadora do Science of Beer Institute, Amanda Reitenbach, teve uma ideia interessante durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado: utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para…

Unesp cria 1ª cerveja saudável que pode evitar desidratação e repor nutrientes durante atividade física

Com baixo teor alcóolico, propriedades isotônicas e sabor fiel ao original, bebida puro malte foi desenvolvida por pesquisadores de Araraquara (SP). Análise de voluntários foi satisfatória. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),…

Cientistas obtém proteínas valiosas e fibras de resíduos de grãos de cervejaria

A fabricação de cerveja produz grandes quantidades de restos de grãos, que muitas vezes acabam sendo transformados em ração de gado. Os cientistas desenvolveram um novo método de extração da…

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros querem formas de pagamentos mais tecnológicas

RIO - Depois que a pandemia acelerou o processo digital em vários setores, os brasileiros estão mais abertos para a tecnologia, inclusive na forma de pagamento. Uma pesquisa realizada pela…

Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

O Google lança nesta semana o Guia do Varejo para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que…

Reabertura da economia impulsiona a recuperação do mercado de trabalho, avalia XP

Corretora prevê que a taxa de desocupação deve encerrar o ano em 12,6% A taxa de desemprego brasileira recuou de 13,7%, no trimestre móvel até julho, para 13,2%, no trimestre móvel até…